PSB atende Zimbaldi e suspende expulsão de Luiz Lauro

Foto: Danilo Braga

O diretório estadual do PSB suspendeu a expulsão do deputado federal Luiz Lauro Filho pela executiva municipal da legenda. A medida atende ao pedido feito pelo deputado estadual pelo partido, Rafa Zimbaldi, que questionou a saída. Para Zimbaldi, houve conchavo entre Luiz Lauro e a cúpula da sigla em Campinas para que o parlamentar conseguisse se filiar ao PSDB e levar o mandato alcançado com votos do PSB. Em entrevista à CBN, reforçou a posição.

“Foi uma expulsão combinada. Embora seja um mandato temporário, de suplência, que ele assumiu com um afastamento, a cidade perde com isso. Então eu entrei com recurso pra que o deputado se arrependa do que ele fez”, afirma.

A suspensão, adotada sob a justificativa de que a executiva local não teria prerrogativa para a expulsão, definiu que Lauro se manifestasse até o dia 12 se possuiria interesse em retornar ao PSB. Não se sabe, porém, se ele respondeu. Rafa nega ter motivos pessoais para ter feito a petição, mas reconhece que se sentiu chateado por não ser informado adequadamente sobre a decisão, que não contou com abertura de processo disciplinar, ou análise do Conselho de Ética.

“Não é um posicionamento pessoal em relação ao deputado, ao prefeito, ou alguém da executiva do partido. Muito pelo contrário. O que me deixou entristecido e indignado foi a forma como foi costurada a expulsão”, reclama.

Sobrinho do prefeito de Campinas, Jonas Donizette, Luiz Lauro era primeiro suplente do PSB na Câmara Federal e a filiação dele ao PSDB visou atender uma articulação do governador João Doria, envolvido em uma disputa interna. A intenção do tucano era colocar na liderança do partido o deputado Beto Ferreira e desbancar o deputado Celso Sabino, apoiado por Aécio Neves. Com isso, a mudança de Luiz Lauro também gerou polêmica dentro do PSDB.

Lauro se filiou ao PSDB e assumiu a vaga do deputado Jefferson Campos, do PSD, que se licenciou por questões de saúde. A posse aconteceu no fim do ano passado. Luiz Lauro Filho foi procurado pela produção, mas não respondeu aos contatos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Zé Carlos renuncia ao cargo de vereador após admitir pedido de propina

Valinhos amplia gratuidades e reduz tarifa de ônibus; novas regras começam a valer nesta terça

Adolescente morre após ser baleada durante assalto em Hortolândia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.