Carnês duplicados do IPTU confundem moradores de Sumaré

Foto: Divulgação/ Redes sociais

Donos de imóveis de Sumaré receberam dois carnês do Imposto Predial Territorial Urbano. A situação se espalhou pelas redes sociais e confunde os contribuintes, que temem cair em golpe, ou pagar duas vezes o tributo. O caminhoneiro Luiz Carlos Júlio, por exemplo, recebeu as duas correspondências, ouviu o áudio difundido pelo WhatsApp e tenta descobrir qual é a cobrança certa: as folhas com a capa colorida, ou a preta e branca.

“A gente ia pagar, mas recebemos o áudio e descobrimos que várias pessoas tinham recebido os carnês de capa preta e capa azul. Aí a gente fica na dúvida, porque falaram que o preto é falso. E ambos têm informações iguais”, diz.

Em meio aos boatos e à desinformação, a dona de casa Adriana Ramon Moreira, mesmo recebendo somente o carnê preto e branco do IPTU, também afirma que se sente insegura. Afinal de contas, e se a cobrança do imposto for falsa? Sem saber o que fazer, ela também viu um vídeo supostamente feito na cidade e que reforça as suspeitas de muitos moradores de que o documento seria uma tentativa de golpe. Com isso, pediu a emissão da segunda via do carnê.

“Fique na dúvida e entrei no site da Prefeitura e tirei a segunda via. Só que na cota única já tá cobrando R$ 5 a mais em relação ao valor do carnê. Aí estamos com várias dúvidas, porque dizem que o preto e branco é falso”, justifica.

A Prefeitura de Sumaré foi procurada pela produção da Rádio CBN Campinas, mas disse que ninguém gravaria sobre o assunto. Além disso, alegou que já se manifestou sobre as dúvidas em uma nota oficial divulgada nos últimos dias.

O comunicado afirma que a administração municipal tomou conhecimento sobre os carnês de IPTU em duplicidade que chegaram para alguns contribuintes e que instaurou um procedimento interno para verificar o caso. O texto reforça que o Executivo tem compromisso com os cidadãos e informa que os moradores que precisarem de informações podem procurar a Central de Atendimento ao Contribuinte na Rua José Maria Miranda, 1.184, no centro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.