Ouça ao vivo

Empresa lança sistema que grava e transcreve a consulta médica

A plataforma desenvolvida se especializou em termos difíceis, como nome de remédios e procedimentos, todos próprios do contexto médico. O áudio e o texto, depois de transcritos digitalmente, vão direto para o prontuário eletrônico do paciente. 

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

Um dos grandes problemas, na hora de realizar uma consulta médica com um novo profissional, é transferir todo o histórico de saúde, como alergias e medicamentos utilizados. 

Pensando nisso, a Amazon, gigante do comércio eletrônico e de serviços digitais, lançou uma nova ferramenta que grava a consulta em áudio e transforma em texto. Ela transcreve toda a consulta para que aquilo fique salvo em arquivos que possam ser mais fáceis de ser procurados no futuro. 

A plataforma desenvolvida se especializou em termos difíceis, como nome de remédios e procedimentos, todos próprios do contexto médico. O áudio e o texto, depois de transcritos digitalmente, vão direto para o prontuário eletrônico do paciente. 

Segundo o vice presidente de inteligência artificial da empresa, Matt Wood, o objetivo é dar para o médico a oportunidade de passar mais tempo fazendo aquilo que realmente importa: lidar com o paciente. 

Olhando mais para o futuro, esses laudos estruturados e categorizados podem ser usados para investigação científica. Será possível, por exemplo, fazer análises estatisticamente embasadas, para entender quais tratamentos podem funcionar melhor para determinados sintomas. 

Em casos de cirurgias, as gravações podem funcionar para entender os erros e acertos do processo e servir como retaguarda jurídica para os pacientes. 

E você? Como acha que a tecnologia de transcrição de voz pode auxiliar no tratamento médico? Quer continuar essa conversa?  me procure no instagram, twitter e no facebook para gente continuar este diálogo.

 


Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.