Ouça ao vivo

Informação de Jonas e Galtério sobre Orly é incorreta

Foto: Valéria Hein

O encerramento das atividades da padaria Orly segue causando polêmica. O estabelecimento atribuiu o fechamento à situação econômica do país e à degradação do Centro de Campinas. Isso gerou críticas à administração municipal quanto ao abandono da região central da cidade.

Integrante da base aliada do prefeito Jonas Donizette (PSB) na Câmara de Campinas, o vereador Paulo Galtério (PSB) utilizou seu tempo de fala na tribuna da sessão da última quarta-feira (4) para defender o prefeito, e afirmou que a Orly fechou devido a mais de 400 ações trabalhistas contra a empresa na justiça. “Ontem eu vi uma fala aqui que a panificadora Orly fechou por culpa do prefeito Jonas Donizette. Eu só queria contestar aqui que a panificadora Orly tem 470 reclamações trabalhistas, que a causa do fechamento é o mal gerenciamento do próprio empresário. É só ir no (site) Jusbrasil e bater “Orly Panificadora” e você vai ver lá que tem 470 reclamações trabalhistas. Por isso que eu digo que quando eu venho nessa tribuna aqui eu venho pra dizer a verdade, eu não venho para mentir não”.

Em entrevista à CBN Campinas nesta sexta-feira (6), o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, repetiu o que foi dito por Galtério dois dias antes. “Eu lamento todo fechamento de estabelecimento comercial, mas é uma coisa muito incoerente você atribuir as vezes à uma administração pública. No caso específico desse estabelecimento, me parece que estava com 470 reclamações trabalhistas, houve mudança de proprietário”.

Porém, a informação dada por Galtério e Jonas é falsa. A CBN Campinas teve acesso a documentos que comprovam que a empresa, que pertence ao mesmo grupo desde 1997, responde a nove processos trabalhistas, e não 470. Segundo a advogada da panificadora, Lucia Avary, seis dos processos já foram resolvidos. “Nós temos apenas e tão somente nove processos ativos, seis já foram solucionados, em 2019 tivemos somente três processos e todos já foram resolvidos. Então não tem qualquer fundamento essa afirmação”.

A advogada deu também detalhes sobre os outros processos pendentes. “Um processo foi julgado improcedente, o outro foi requerido uma perícia, e perícia foi favorável a empresa, e o terceiro e último processo está sendo pago”. A CBN teve acesso também à um documento que atesta a ausência de débitos trabalhistas por parte da empresa, uma Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas.

A advogada destaca que Galtério, que também é advogado, não utilizou a ferramenta correta para fazer o levantamento, uma vez que o site citado pelo vereador considera diversas citações da empresa em documentos da justiça, e não somente processos sofridos por ela. “Para verificar quantos processos existem contra determinada empresa o local adequado seria no site da própria justiça do trabalho, e não no Jusbrasil, no Jusbrasil são andamentos processuais”.

A Orly reiterou que os motivos para o fechamento foram a prolongada crise econômica do país, e o contínuo processo de degradação do Centro de Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.