Ouça ao vivo

Planos de saúde se dizem preparados

Os planos de saúde com operações em Campinas se disseram preparados para lidar com o aumento de casos suspeitos de covid-19 nas próximas semanas. Além de locais exclusivos para o recebimento de pacientes com quadros sintomáticos da doença, também há o reforço no cuidado com as equipes.

O gerente de governança, riscos e compliance da Unimed Campinas, Renato Pagano, por exemplo, considera usar os leitos do hospital próprio na cidade. O espaço, originalmente destinado a cirurgias eletivas, avalia os procedimentos e está pronto para receber uma possível explosão de confirmações. “O hospital já atende outros casos, além de cirurgias eletivas. Então, estamos avaliando cada caso. Em um pico de contágio, nós podemos suspender. Uma explosão de casos é esperada dentro de duas ou três semanas”, justifica.

Pagano também alega que a saúde dos profissionais da rede é motivo de preocupação, já que médicos e enfermeiros formam parte do público suscetível. Para evitar altas taxas de contaminação, a exemplo da Itália, defende que o uso de EPIs foi reforçado, assim como as orientações e medidas de prevenção. “O treinamento é permanente e os serviços credenciados estão com o mesmo procedimento. Existe a preocupação, pois a gente observa isso no mundo inteiro. Então, além do colapso no atendimento, há esse risco”, afirma.

Já a Amil disse em nota que está “em alinhamento com os protocolos do Ministério da Saúde e em constante acompanhamento das atualizações”. A empresa diz ter orientado sobre o fluxo de notificação de suspeitas e que as equipes foram treinadas sobre como identificar, isolar e tratar possíveis casos. O texto esclarece ainda que “todas as informações técnicas são acompanhadas e validadas por um comitê formado por médicos infectologistas e especialistas”.

O Vera Cruz Hospital comunica que criou um Centro Dedicado de Atendimento preparado para casos de diferentes estágios de gravidade do novo coronavírus. Com a medida, quem chegar ao PS da unidade com sintomas e complicações respiratórias será automaticamente direcionado para o Centro Dedicado. Por fim, justifica que as demais dependências do complexo do hospital ficam destinadas a atender as demais doenças e tratamentos, clínicos e cirúrgicos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.