Programa Mais Médicos Campineiro entra em operação

Foto: Flávio Botelho

Após sete meses da sanção da lei que instituiu o Mais Médicos Campineiro, o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, e o secretário de Saúde, Cármino de Souza, apresentaram nesta quarta-feira, 47 médicos residentes que irão integrar as equipes do Programa Médico da Família nos postos da rede municipal.

Até o final do ano, outros 13 serão integrados às equipes. Para o ano que vem, a proposta é de mais 60 médicos, totalizando 120 profissionais com CRM. Eles vão atuar por 40 horas semanais, sendo 70% do tempo em centros de saúde e 30% no Samu, ou nas unidades de pronto-atendimento.

De acordo com o prefeito Jonas Donizete, o programa é inédito no país e diferente do Mais Médicos do Governo Federal, pois todos os contratados são brasileiros e residentes formados em três universidades de Campinas: a Unicamp, a PUC e a São Leopoldo Mandic, que fizeram a seleção. O modelo implantado, segundo Jonas, já está sendo copiado por outros municípios.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cármino de Souza, os 47 profissionais do Mais Médicos Campineiro já estão trabalhando e irão receber bolsa de estudos de residentes até o teto de R$ 11 mil por mês. O contrato firmado  é de dois anos. Ao longo deste período, eles irão integrar as 148 equipes do Médico da Família. Segundo a Prefeitura, atualmente a rede municipal de saúde é composta por 1,5 mil médicos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Bandidos roubam caminhonete em concessionária de Piracicaba mas acabam presos na Rod. dos Bandeirantes 

Câmara de Campinas discute criação de programa para tratar distúrbios respiratórios do sono

Foragido da justiça é morto durante troca de tiros em Campinas 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.