Ouça ao vivo

Epidemiologista garante eficácia das máscaras caseiras

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O uso de máscaras de tecido no combate a proliferação do novo coronavírus, que vem sendo amplamente divulgado pelas autoridades em saúde, tem recebido críticas, pois, muitos questionam a eficacia.

O uso do equipamento caseiro ganhou impulso apos as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde como meio para não desabastecer o estoque de mascaras hospitalares na rede de saúde publica e privada.

Apesar das recomendações muitos ainda não acreditam na sua eficacia. Os questionamentos são os mais variados. Muita gente tem questionado se é verdade que a máscara de tecido somente previne a pessoa que estiver usando de passar o vírus, e não de protege-la.

Segundo o médico epidemiologista e professor na Faculdade São Leopoldo Mandic, , André Ribas de Freitas, o equipamento serve como dupla proteção.

Asmáticos e pessoas com problemas respiratórios reclamam das máscaras de pano e dizem que tem dificuldade para respirar com elas.
Porém, segundo o epidemiologista, para essas pessoas o uso é ainda mais recomendado.

André Ribas de Freitas, garante que as máscaras caseiras são eficientes para evitar a transmissão do novo coronavírus, mas tudo vai depender da forma em que o equipamento de proteção é utilizado.

Um estudo publicado em uma renomada revista cientifica internacional descobriu que uma combinação de tecidos, com duas ou mais camadas, filtra até 99% das gotículas emitidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala próxima de alguém saudável. Foram testados vários materiais, incluindo algodão, seda, chiffon, flanela, sintéticos e suas combinações. A conclusão foi de que tecidos como algodão funcionam como uma barreira mecânica para partículas, enquanto os tecidos que carregam uma carga estática, como o chiffon, a seda ou a flanela, servem como uma barreira eletrostática.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.