CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Hemocentro teme queda de doações no feriado

As doações de sangue registraram queda durante a pandemia do novo coronavírus. E, após a antecipação de feriados, o Hemocentro de Campinas faz um apelo. Historicamente, grandes feriados trazem queda

Hemocentro teme queda de doações no feriado
Foto : Flávio Botelho

As doações de sangue registraram queda durante a pandemia do novo coronavírus. E, após a antecipação de feriados, o Hemocentro de Campinas faz um apelo. Historicamente, grandes feriados trazem queda de doadores, que pode variar de 30% a 70%, dependendo da duração do feriado e da resposta às campanhas que antecedem esses períodos, e pode faltar sangue para pacientes de urgência e emergência. 

Segundo o doutor Vagner de Castro, diretor do Hemocentro, não há falta de sangue no momento, mas a preocupação existe. Entre os dias 11 e 17 de maio, foi registrada queda de 17% nas doações, em comparação com épocas normais. O índice representa diminuição de 220 para 180 bolsas diariamente.

De acordo com doutor Vagner, a queda se deve aos feriados prolongados e baixas temperaturas. Para o procedimento de doação, foram adotadas medidas de higiene para proteção dos doadores, como o agendamento prévio. O banco de sangue não apresenta falta de nenhum tipo específico, mas reforça a necessidade do tipo O negativo. 

Conteúdos