O clássico lp Acabou o Chorare

Esta edição é uma homenagem a obra e a vida de  Moraes Moreira que nos deixou em 13 abril !

Lançado  em 1972 esse lp propôs um interessante elo entre dois gêneros a princípios antagônicos o rock e o samba…são canções marcantes que colocaram o grupo Novos Baianos no  panteão da memória musical brasileira através do excelente projeto intitulado Acabou o Chorare.

João Gilberto que foi o mentor do projeto sugeriu a musica Brasil Pandeiro de Assis Valente que se transformou numa bela aula de dinâmica que começa com o violão sincopado de Moraes Moreira e Pepeu Gomes na craviola   pra voz de Baby Consuelo e Paulinho Boca da Cantor até atingir uma explosão de brasilidade.

Fundamentados na cultura hippie toda a trupe saiu de uma cobertura em Botafogo  e se refugiou no Cantinho do Vovô um sítio na região oeste do Rio . E neste lugar a combinação : praia,  futebol, ensaios ao ar livre sem preocupação com o volume e o horário entre outras diversões serviu de alicerce para construção  do disco Acabou o Chorare.

O lado rock do  virtuoso Pepeu Gomes foi o contraponto desse projeto  e o que ajudou muito foi o seu interesse de buscar novos efeitos e auxiliado pela criatividade de um técnico de áudio,  Pepeu Gomes usou um capacitor de uma antiga TV para obter o efeito estridente em sua guitarra.

Já o nome do disco foi um belo exemplo de como o grupo vivia de forma acolhedora . Em visitas ao sítio João Gilberto  levava a sua filha a então garotinha e  hoje cantora internacional Bebeu Gilberto que após levar um tombo rapidamente  sempre dizia  Acabou  o Chorare para se livrar de uma bronca certa do pai.

Na época a recém inaugurada gravadora  Som Livre através do produtor e futuro dono João Araujo pai de Cazuza  apostou naquele som que transbordava originalidade e o resultado foi extremamente recompensador  o LP Acabou o Chorare foi líder de vendas  e execução  radiofinca  por 30 semanas.

Com o estrondoso sucesso do grupo  vários programas de TV foram até o Cantinho do Vovô mostrar quem eram e como viviam os Novos Baianos e rendeu na época o documentário  Novos Baianos Futebol Clube dirigido por Solano Ribeiro e recentemente em 2011 foi lançado um outro documentário de Henrique Dantas , Filhos  de João – O Admirável Mundo Novo Baiano .

E com a música  um  Bilhete pra Didi com o conjunto a Cor do Som que a parte instrumental dos Novos Baianos que esta edição fica por aqui .

 

Confira esta edição

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Quintal dos Prettos celebra Consciência Negra com roda de samba em Campinas

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Mais um filme contando a história de Silvio Santos chega aos cinemas

Agora com Leandro Hassum no papel do apresentador, Silvio Santos Vem Aí se passa em 1989, logo após Silvio se candidatar à Presidência da República. A jornalista Marília, vivida por Manu Gavassi, é convocada a trabalhar na equipe do apresentador com o intuito de investigar a vida do candidato e prever qualquer tipo de ataque e jogo sujo dos adversários. Apesar de desconfiada, Marília é conquistada pelo carisma do comunicador, gerando uma parceria, mas também muitos embates. 

Projeto Raízes promove cultura negra nas escolas de Campinas

O projeto Raízes: Identidade e Cultura Negra vai apresentar um espetáculo teatral nesta quarta-feira, dia 19 de novembro, das 11h às 11h40, em uma escola de Campinas. A peça reúne alunos, professores e moradores da comunidade e marca o encerramento das atividades do projeto, que começou em setembro.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.