Ouça ao vivo

SP monitora situação após mortes em asilos da região

O Governo de São Paulo informou que acompanha de perto a situação dos lares de idosos que registraram mortes, como aconteceu em Piracicaba e em Hortolândia, na região de Campinas. Pelo menos 16 pessoas morreram em decorrência da covid-19 nesses municípios. Em Hortolândia, seis idosos não resistiram a doença e faleceram e, ao todo, 19 moradores do lar testaram positivos.

Já no lar Betel, de Piracicaba, a situação é ainda mais grave, já que oito pessoas morreram e mais de 40 foram contaminados. Além disso, 25 funcionários testaram positivo para a doença. Os números vão se repetindo em outras cidades do estado, como é o caso de Serrana, próxima a Ribeirão Preto.

Para minimizar os efeitos, o governo de São Paulo disponibilizou uma verba de R$ 3 milhões para o Centro de Acolhimento de Idosos. Deste modo, o recurso atenderá cerca de 9 mil moradores de lares de todo o estado de São Paulo. Com o dinheiro, o governo pretende disponibilizar máscaras, luvas e produtos de higiene para os moradores, prevenindo a contaminação pelo novo coronavírus.

De acordo com a secretária de desenvolvimento social de São Paulo, Célia Barnes, os asilos de todo o estado são monitorados e o recurso disponibilizado pelo governo vai ampliar a rede de proteção aos idosos. “É um crédito suplementar justamente para esses residenciais de idosos, para a compra de EPIs e material de higiene e limpeza. E não é só isso. Essa verba pode ser utilizada caso haja necessidade de isolamento físico do idoso, substituição de profissionais que precisaram se afastar porque se contaminaram, compra de testes. Enfim, atende às necessidades desses residenciais de idosos”, afirma.

O coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, David Uip, afirmou que está acompanhando de perto as situações de Hortolândia e Piracicaba. “É uma enorme preocupação essa situação de risco. Inclusive uma das investigações soro epidemiológica acontecem nesses asilos. Nos estamos acompanhando essa situação em Piracicaba e Hortolândia e, agora também, em Serrana, perto de Ribeirão Preto, onde houve contaminação de pacientes”, explica. Ainda em Piracicaba, duas mulheres de 80 e 85 anos também morreram de covid-19. Elas moravam no residencial Bem Viver. No local, foram identificadas 16 pessoas com a doença, sendo 11 idosos e cinco funcionários.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.