Ouça ao vivo

CFCs retornam no estado com aulas on-line

Os Centros de Formação de Condutores, fechados desde o início da pandemia, começam a retomar suas atividades através de aulas onlines. O sistema de ensino adotado pelo estado de São Paulo, foi possível através de uma tecnologia da Prodesp, que desenvolveu um programa de reconhecimento facial, para comprovar a identidade dos condutores.

A medida atende demandas iniciadas antes da suspensão do atendimento presencial nas unidades, em 20 de março e beneficia cerca de 50 mil candidatos de primeira habilitação, PCD, mudança de categorias e reabilitação.

Para que os procedimentos teóricos e práticos sejam realizados com segurança, para alunos e instrutores, o Detran passou a adotar certos protocolos sanitários. As aulas teóricas para primeira habilitação acontecerão de forma remota, ministradas pelos instrutores através de videoconferência.

Já aqueles que passam por reciclagem, terão acompanhamento online, no modelo EAD. A realização das provas será presencial e individual. A aplicação será feita por agendamento pelos CFCs, seguindo os devidos cuidados. O uso de máscara será obrigatório e os Centros de Formação deverão oferecer álcool em gel para higienização das mãos.

Segundo o diretor de habilitação do Detran, Raul Vicentini, a adaptação aos tempos atuais é um processo de mudança, que vai otimizar os atendimentos e atender a demanda reprimida por causa do fechamento dos CFCs.

“É um processo de mudança, para que a gente possa restringir o fluxo de pessoas nos ambientes dos CFCs. E também inovar, do ponto de vista da tecnologia. Na verdade esse avanço vem com um aparato de segurança. Nós trabalhamos juntos com a Prodesp neste sentido”, disse.

O cronograma de retomada das atividades acontecerá em etapas. O reinício das aulas práticas está previsto para o dia 25 de junho e as teóricas para o dia 29 junho. Os testes, com previsão de retomada a partir da segunda quinzena de julho, serão realizados em ambientes abertos, definidos pelos municípios e com adequação de horários entre um exame e outro.  Alunos e instrutores deverão usar máscara e o veículo passará por higienização a cada exame.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.