Ouça ao vivo

Isolamento social é fundamental no pico da pandemia

Foto: Arquivo/CBN Campinas

Diante da gravidade da pandemia de covid-19, o isolamento domiciliar é a medida mais recomendada, principalmente neste momento de pico no interior do estado. A opinião é do médico e diretor clínico do Hospital da PUC-Campinas, Carlos Matos. Para ele, esse seria o momento do governo exigir isolamento total e não de flexibilizar a economia para as atividades não essenciais.

Com a elevação rápida no número de contaminados, os hospitais estão no limite e a situação tende a ficar ainda pior. No Hospital da PUC, por exemplo, os leitos para  covid-19 estão todos ocupados. Diante do fato, a recomendação do diretor da unidade para a população é não sair de casa sem necessidade. O médico afirma que  nessa fase os cuidados devem ser redobrados. As pessoas devem manter o distanciamento social, usar máscara, não compartilhar os mesmo objetos, entre outros cuidados. Já no caso de confirmação da doença, o isolamento domiciliar tem que ser total. O ideal é evitar visitas e limitar o número de cuidadores, que devem usar máscara cirúrgica quando estiverem no mesmo espaço em que o doente.

É essencial também evitar o contato direto com fluidos corporais e o descarte dos materiais utilizados deve ser instantâneo. Os cuidados devem ser adotados também com as roupas e a recomendação é que e a lavagem separada.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.