CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Alertada sobre casos, Campinas segue na fase laranja

O governo de São Paulo anunciou um novo balanço sobre o plano São Paulo de reabertura econômica e manteve as regiões de Campinas e Piracicaba na fase laranja. Apenas as

Alertada sobre casos, Campinas segue na fase laranja
O governo de São Paulo anunciou um novo balanço sobre o plano São Paulo de reabertura econômica e manteve as regiões de Campinas e Piracicaba na fase laranja. Apenas as regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira evoluíram, saindo da fase vermelha e passando para a laranja, que permite a reabertura com […]

O governo de São Paulo anunciou um novo balanço sobre o plano São Paulo de reabertura econômica e manteve as regiões de Campinas e Piracicaba na fase laranja. Apenas as regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira evoluíram, saindo da fase vermelha e passando para a laranja, que permite a reabertura com restrições de alguns comércios. Porém, o governo paulista alertou sobre a velocidade do avanço da pandemia no interior, onde algumas importantes regiões regrediram no plano.

As regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente foram reclassificadas para a fase vermelha, já que na última semana registraram um aumento importante no índice de óbitos e de internações por covid-19. As outras áreas do interior paulista, que estavam na fase amarela, também regrediram, e foram para a fase laranja. O secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi afirmou que existe uma preocupação muito grande com as regiões de Campinas e Sorocaba. Ele afirma que o número de óbitos e internações nestas áreas estão com tendência de crescimento, o que pode fazer com que retrocedam no Plano SP e sejam obrigadas a fecharem comércios e shoppings novamente. “Nós estamos acompanhando as regiões de Campinas e Sorocaba com muita atenção. Elas ainda continuam na fase laranja, mas pelo que estamos vendo, essas áreas tendem a registrar mais casos nos próximos dias”, afirma.

Campinas reabriu o comércio e os shoppings na última segunda-feira e o que se viu foi uma multidão circulando por esses locais. A secretária de desenvolvimento econômico de São Paulo, Patrícia Ellen, afirma que mesmo com a piora nos indicadores, tanto Campinas, quanto Sorocaba permaneceram na mesma fase do plano porque ainda têm leitos de UTI disponíveis. “Nessas regiões, nós temos leitos, continuamos investindo em leitos, e a capacidade de atendimento continua sob controle”, garante.

O governador João Doria anunciou ainda uma nova quarentena, que vai vigorar entre os dias 15 e 28 de junho, dentro do Plano São Paulo. Ele classificou este novo período com heterogêneo, prevendo a retomada consciente da economia. “Esse novo período de quarentena passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira. Será uma quarentena heterogênea, pois terá uma característica diferente para cada região paulista, de acordo com sua classificação no Plano São Paulo”, explicou. Nesta quarta-feira, o estado de São Paulo havia registrado 156.316 casos de covid-19 e 9.862 óbitos. As taxas de ocupação de UTI estão em 69,1% no estado e 76,6% na Grande São Paulo.

Compartilhe

Conteúdos