Ouça ao vivo

Vacinação contra a gripe é prorrogada na RMC

Foto: Arquivo/CBN Campinas

As cidades de Valinhos e Hortolândia anunciaram a adesão à campanha nacional de vacinação contra a gripe, que foi prorrogada até o dia 24 de julho. Por isso, as pessoas dos grupos de risco que ainda não se imunizaram podem procurar a Unidade Básica de Saúde para se vacinarem, das 9h às 15h, em Valinhos. E em Hortolândia, das das 7h às 16h nas UBSs e nas demais unidades das 8h às 15h.

A vacina contra influenza não protege contra o coronavírus, mas é fundamental para prevenir gripes e reduzir a demanda por serviços de saúde, principalmente neste período de pandemia, já que ajuda os profissionais de saúde a excluírem a contaminação por influenza no diagnóstico, já que as duas doenças possuem sintomas parecidos.

A prorrogação da campanha foi necessária por causa do baixo índice de imunização dos grupos prioritários de crianças e gestantes. No caso de Valinhos, só metade das crianças de 6 meses a menores de 6 anos tomaram a vacina. A meta é atingir a 90%. O índice de vacinação entre as mulheres grávidas também está abaixo da meta. Das 1.034 gestantes em Valinhos, apenas 492 receberam as doses. Uma cobertura de 47,58%. Em Hortolândia, a cobertura vacinal de gestantes, mães de recém nascidos e crianças com idades de 0 a menores de 6 anos também continua baixa.

Os grupos prioritários de imunização são crianças de 6 meses a menores de 6 anos, trabalhadores de Saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, professores, caminhoneiros, povos indígenas, pessoas acima de 55 anos,  população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, força de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas, funcionários  dos Correios, da limpeza urbana e pessoas em situação de rua.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.