CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Vírus desacelera no interior, diz novo secretário

O governo de São Paulo apresentou o médico infectologista do Instituto Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, como novo secretário de saúde do estado. Ele assume a pasta nesta quarta-feira, 22, no

Vírus desacelera no interior, diz novo secretário
Foto: reprodução YouTube

O governo de São Paulo apresentou o médico infectologista do Instituto Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, como novo secretário de saúde do estado. Ele assume a pasta nesta quarta-feira, 22, no lugar de José Henrique Germann, que deixa o posto por problemas de saúde. Gorinchteyn assume a secretaria num momento em que o estado sofre com o fenômeno de interiorização da pandemia. As regiões de Campinas e Piracicaba inspiram cuidados, já que possuem uma taxa de ocupação de leitos de UTI alta e estão com prioridade para a transferência de pacientes para o Hospital de Campanha do Ibirapuera.

Antes mesmo de assumir o novo cargo público, Jean Gorinchteyn, disse que estudos preliminares da secretaria apontam que a pandemia começa a desacelerar no interior. Ele afirma que isso acontece pela política desenvolvida pelo estado no enfrentamento à covid-19, em parceria com as prefeituras que tomaram providências antes mesmo do estado anunciar as mudanças de fases do plano São Paulo. “Nós teremos dados essa semana, mas esses dados já serão preliminares e eu vou tirar um pouquinho do forno, que nós já tivemos uma redução, um desacelerar, no interior. Tanto em número de casos quanto em número de mortes. Mostrando realmente que a austeridade que tem sido dada pela secretaria estadual da saúde, junto aos próprios municípios, fez com que eles realmente assumissem a responsabilidade frente aos seus munícipes”, afirma.

O então secretário de saúde de São Paulo, José Henrique Germann passou mal no dia 03 de julho e se internou no Hospital Albert Einstein, onde passou por um cateterismo. A recomendação médica foi para que ele diminuísse o ritmo de trabalho, o que motivou sua saída do comando da pasta. Ele estava afastado das coletivas diárias realizadas no Palácio dos Bandeirantes há três semanas. De todo modo, Germann seguirá no governo, ocupando o cargo de assessor especial da saúde pública.

O novo secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, assume a pasta num momento em que a pandemia atinge números altos no estado. Nesta terça-feira, 21, eram 422.669 casos confirmados da doença e 20.171 mortes por covid-19. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 66,6% no estado e em 64,3% na Grande São Paulo.

Conteúdos