CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Maioria da população não sabe se tem hepatite

Com diferentes tipos e sintomas, as hepatites virais são responsáveis por uma grande quantidade de mortes em todo mundo. No Brasil, segundo os dados do Ministério da Saúde, entre 1999

Maioria da população não sabe se tem hepatite
Com diferentes tipos e sintomas, as hepatites virais são responsáveis por uma grande quantidade de mortes em todo mundo. No Brasil, segundo os dados do Ministério da Saúde, entre 1999 e 2018, existiram mais de 632 mil casos confirmados de hepatites virais. De acordo com o médico infectologista, Rogério de Jesus Pedro, do Hospital Vera […]

Com diferentes tipos e sintomas, as hepatites virais são responsáveis por uma grande quantidade de mortes em todo mundo. No Brasil, segundo os dados do Ministério da Saúde, entre 1999 e 2018, existiram mais de 632 mil casos confirmados de hepatites virais.

De acordo com o médico infectologista, Rogério de Jesus Pedro, do Hospital Vera Cruz de Campinas, cada hepatite possui diferente sintomas, formas de transmissão e na maioria das vezes se manifestam de maneira muito silenciosa. Porém, os sintomas são de fácil reconhecimento.

A hepatite B é uma das formas da doença que mais preocupam, pois tem alto índice de transmissão, já que a infecção se dá também através de relações sexuais. Quando aguda, pode passar despercebida porque é assintomática ou os sintomas não chamam a atenção. Outra particularidade é que a maioria dos pacientes elimina o vírus e evolui para a cura definitiva. A estimativa é que para cada 100 pessoas, 90 se curam. Em menos de 5%, a doença torna-se crônica.

Ainda de acordo com os dados do Ministério da Saúde, entre os anos de 2000 e 2017, foram registradas mais de 70 mil mortes devido às hepatites virais no Brasil. Deste total em 76% dos casos estavam ligados à hepatite C, que é transmitida pelo sangue. Um dos grandes problemas é que muitas pessoas estão com o vírus e não apresentam nenhum sintoma. Assim com a hepatite B, o tipo C da doença , também pode levar a cirrose hepática na fase cronica.

Em 2010 a Organização Mundial da Saúde instituiu a campanha mundial ‘Julho Amarelo’, criada para reforçar as formas de prevenção e combate às hepatites virais e o dia 28 de julho, decretado como o Dia Mundial de Combate à Hepatite.

Conteúdos