Ouça ao vivo

95% do estado está na fase amarela do Plano SP

Em nova reclassificação do Plano São Paulo, o governo paulista anunciou que cinco regiões que estavam na fase laranja avançaram para a fase amarela. Deste modo, 95% do território estadual está na faixa intermediária do planejamento de retomada das atividades econômicas. Apenas as regiões administrativas de Franca e Ribeirão Preto seguem na fase laranja. As áreas que avançaram nesta sexta-feira, 04, foram Marília, Registro, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

O secretário de saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou que a reclassificação no Plano é consequência das cinco semanas seguidas de queda no índice de internações. Além disso, ele ressalta que já são quatro semanas com redução nas mortes por covid-19 somadas a ampliação da testagem em todo o estado. “Por cinco semanas consecutivas tivemos queda nas internações e por quatro semanas consecutivas, queda no número de óbitos. Tivemos 12% de queda em relação à semana epidemiológica anterior. E estamos testando. Testando e muito. Esta semana ultrapassamos quatro milhões de testes, tendo aproximadamente 97 testes para cada 100 mil habitantes”, explica.

Com quase todo o território paulista na fase amarela, fica agora a expectativa de quando as regiões começarão a enfim passar para a fase verde do plano. A capital tem integrado a região que vem puxando as reclassificações positivas apresentadas pelo governo do estado. O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, acredita que o avanço deve acontecer entre o final deste mês e o início de outubro. “A projeção da prefeitura é que a cidade entre na fase verde entre 20 de setembro e 10 de outubro”, afirma.

Nesta sexta-feira, o estado de São Paulo totalizava 845.016 casos confirmados de covid-19 e 31.091 óbitos em decorrência da doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 54% no estado e em 51,4% na Grande São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.