Ouça ao vivo

Câmara terá número recorde de candidatos

Foto : Flávio Botelho
Foto : Flávio Botelho

Campinas poderá chegar a 930 candidatos a vereador nas eleições de novembro. O número é recorde nas eleições na cidade. Se isso se comprovar, a relação candidato/vaga será de 28,18.

Em 2016, a disputa a uma cadeira na Câmara envolveu 818 candidatos para as 33 cadeiras no Legislativo. O crescimento registrado no numero de candidatos neste ano ocorre pelo fim das coligações nas eleições proporcionais. Dessa forma cada partido poderá colocar na disputa 50 candidatos, o que corresponde a 150% das cadeiras na Câmara Municipal.

Uma das principais mudanças nas regras eleitorais se dará no ato do pedido de registro de candidaturas à Justiça Eleitoral, especialmente porque, com o fim das coligações, cada partido deverá, individualmente, indicar o mínimo de 30% de mulheres filiadas para concorrer no pleito. Os partidos políticos deverão, também, reservar pelo menos 30% do Fundo Eleitoral, para financiar as campanhas de candidatas //.
Historicamente a Câmara de Campinas reelege 60% dos seus vereadores.

Desta vez 29 parlamentares deverão entrar na disputa pela reeleição. Entre os demais, Antônio Flôres e Tenente Santini não devem se candidatarem e os outros dois, André Von Zuben e Pedro Tourinho  serão candidatos a prefeito.

O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro. Já o segundo turno vai ocorrer no dia 29 do mesmo mês.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.