Ouça ao vivo

Fim de UTI para covid-19 pode sobrecarregar HC

Foto: Arquivo/CBN Campinas

O  Hospital de Clínicas  da  Unicamp  mantém  os  leitos  de  UTI  criados  para  atender  pacientes  com Covid-19, mas corre o risco de não  suportar um  possível  aumento na demanda.

No  início da  pandemia  do total de 52 leitos  existentes na  unidade hospitalar , metade foi transferida  para atendimento exclusivo de pacientes  com Covid. Além  desses 26,  o hospital recebeu  mais  37 leitos de UTI  por meio  do  Governo do Estado e da União. Atualmente, os 63  leitos criados  permanecem para atendimento exclusivo. Até  o último, dia 10 de setembro, 42 permaneciam ocupados.

De acordo com o Superintendente do HC, Prof Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, o  fechamento  dos leitos para  Covid-19 , na  unidade  do AME da  Avenida  Faria  Lima, poderá elevar  a  demanda no hospital da  Unicamp. Uma das  razões  é que  a unidade fazia o atendimento regional e  com o fechamento dos  leitos a expectativa  é  que  os  novos  casos  sejam encaminhados  para  o HC. Os  cinco  pacientes  que estavam  internados no AME  já  foram transferidos para  o Hospital de  Clínicas da  Unicamp, porém, segundo o superintendente do hospital, por enquanto está  sendo possível atender a demanda.

O  Superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, explicou  que mesmo com a possibilidade de aumento  na demanda dos casos de Covid-19 por  conta  da flexibilização e  aglomerações, não há  nenhum informação de transferência dos  leitos de  UTI desativados por  conta da queda da demanda.

Independentemente da  situação ele explica que o problema  continua  grave e o estado de alerta  deve ser mantido, pois, a Covid-19 é  uma doença nova e vamos  conviver  com ela por muito  tempo, mesmo depois do lançamento das  vacinas  que  estão  em estudos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.