O cenário da musica pop no inicio dos anos 80 vivia um grande paradeiro , sem perspectiva de algo novo no horizonte. E em meio a essa situação surge uma nova proposta com discurso mais leve que o assumido pela geração anterior. Com uma nova postura não só nas letras como também no visual, alias bem mais colorido. E esta nova geração estava pronta para sacudir do rock nacional com uma Blitz.
Lançado em 1982 o LP As Aventuras da Blitz, trouxe como grande marca a as letras… praticamente todos assinadas pelo surfista amador que gostava mesmo era de cantar, tocar gaita e violão. O rapaz desde 74 participava de um projeto teatral revolucionário que trazia uma nova linguagem intitulado Asdrúbal Trouxe o Trombone e era conhecido por todos como Evandro Mesquita.
E em 1981 o grupo Asdrúbal dividiu o palco com cantora Marina que tinha como baterista o Lobão. E foi desse encontro com Evandro e o guitarrista Ricardo Barreto primo de Regina Casé, que surgiu o embrião de um novo grupo de rock . O nome alias sugerido pelo próprio Lobão que dizia se tem Police, a grande referencia da musica pop na época , então tem Blitz .
Depois do bem sucedido compacto Você não soube me amar a aposta da gravadora num LP era o caminho mais obvio. Porém quando as Aventuras da Blitz saiu do formo , Lobão que participou das gravações como baterista, não conseguiu entrar num acordo com a gravadora sobre a sua carreira solo e saiu da banda.
E a partir de setembro de 1982 , o LP As Aventuras da Blitz foi lançado tendo nos vocais de apoio as amigas Márcia Bulcão e Fernanda Abreu , além de Antonio Fortuna no baixo, Willian nos teclados, o líder Evandro Mesquita, além de Ricardo Barreto na guitarra e o novo baterista Roberto Gurgel que foi escolhido num teste. A Blitz conquistou bastante espaço no rádio e na Tv, e passou a lotar diversas casas de espetáculos. E já nesta altura a banda era uma sensação em todo Pais.
Mas quem comprou o lp teve uma decepção a canção Cruel , Cruel Esquizofrenético Blues além da música Ela quer morar comigo na lua foram censuradas e uma vez que o LP já estava pronto , quem comprou o disco não pode ouvir as faixas por estarem arranhadas . Depois as duas musicas saíram num compacto em 83 com venda proibida para menores de 18 anos . E somente em 1990 em cd todo o trabalho pode ser conferido integralmente.
O LP as aventuras da Blitz trazia uma narrativa com uma comunicação direta com a garotada da época. Dramatização no palco, diálogos afiados e refrões poderosos .Tudo num misto de brincadeira e ao mesmo tempo sensualidade . Era como se estivesse sendo apresentado um filme ou uma história em quadrinhos, ou seja algo totalmente novo no universo do rock Brasil.
O sucesso da banda se manteve no ano seguinte e 83 com o LP Radioatividade que pavimento o caminho para apresentação no Rock in Rio em 1985. Mas tudo isso é claro só foi possível, por conta dessa grande Aventura . Uma boa opção de leitura é a publicação As Aventuras da Blitz do jornalista e musico Rodrigo Rodrigues morto em 2020.
Confira esta edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Apresentação
Robson Santos
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi