Ouça ao vivo

Operação foca membros de células de facção na região

Divulgação / BAEP PM

Uma operação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), com apoio do Batalhão de Ações Especiais de Polícia, o BAEP da Polícia Militar, prendeu ao menos 14 pessoas na região nesta quinta-feira (22). A operação “Rebote” teve como foco células regionais de uma facção criminosa, e também policiais acusados de envolvimento com os criminosos.

Foram expedidos 18 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão. Além disso, a corregedoria da Polícia Militar também atuou na operação, e a Justiça Militar expediu dois mandados de prisão para policiais militares, além de outros 13 de busca e apreensão. Os mandados foram expedidos para as cidades de Indaiatuba, Valinhos, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Itapira, Estiva Gerbi, Jundiaí e Várzea Paulista.

As investigações contra a organização criminosa foram iniciadas em setembro de 2020, e revelaram que a maioria dos investigados ocupava funções de liderança regional e estadual na facção e no tráfico de drogas das respectivas cidades.

Operação Rebote
Divulgação / BAEP PM

Ainda durante o monitoramento foi possível prender em flagrante seis pessoas pelos crimes de tráfico de drogas e furto de caixas eletrônicos. Durante a investigação, foi possível ainda identificar o envolvimento de policiais militares em crime de furto de caixas eletrônicos, resultando na prisão em flagrante de dois integrantes de uma quadrilha.

Por conta do ocorrido houve o compartilhamento de material com a Corregedoria da Polícia Militar e 1ª Auditoria Militar, que deflagrou operação para cumprimento dos mandados expedidos pela Justiça Militar.

A operação recebeu o nome Rebote por ter tido como origem investigar e prender outros integrantes da facção criminosa que permaneceram na prática dos crimes após a deflagração da Operação Macuco, em agosto de 2020. Na ocasião, 44 pessoas foram presas, sendo 15 em flagrante, e 29 dos presos se tornaram réus.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.