Ouça ao vivo

Proteção varia de acordo com o tipo de máscara usado

Foto: Marc A. Hermann/ MTA/Fotos Públicas

As ondas e variantes da covid-19 têm deixado dúvidas nas pessoas sobre qual tipo de máscara deve ser utilizado no dia a dia. O uso é obrigatório, por mais que muitos não respeitem a determinação. A proteção contra o vírus aumenta ou diminui de acordo com o material fabricado. O administrador público Ralph Rocha, criador do perfil “Qual máscara?” no Twitter, explica que a chamada PFF-2, ou N95, garante muito mais eficiência que os produtos de pano.

Por causa da procura e das pesquisas que recomendam o uso da PFF-2, como um estudo feito pelo Instituto de Física da USP, o preço da máscara subiu nos estabelecimentos que as vendem. Ralph Rocha recomenda a compra deste tipo de proteção, pois o tempo de uso é maior. Para quem tem apenas máscaras de pano, o administrador diz que elas podem continuar sendo utilizadas, mas o usuário deve ter cuidados redobrados e fazer a troca constante do acessório.

As máscaras de tecido devem ter três camadas para filtrar até 70% do coronavírus, que é transmitido pelo ar, por meio de aerossol vindo de gotículas, como da fala. A KN95 não tem certificação comprovada, mas é utilizada emergencialmente. O problema é que existe falsificação desta peça. Mas a ciência alerta que, seja qual for o modelo, as pessoas devem usar o acessório sempre que saírem de casa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.