Ouça ao vivo

Campinas converte 14 leitos de UTI covid para não-covid

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A Prefeitura de Campinas anunciou a redução de leitos de UTI covid-19 na rede do SUS Municipal. O Hospital Municipal Mário Gatti alterou o uso de 14 leitos de UTI covid-19, que agora passam a atender pacientes em geral, de outras doenças e acidentes.

Segundo a prefeitura, a medida visa reduzir a pressão por internação em leito de terapia intensiva para atendimento de pacientes com acidentes vasculares, cerebrais, de trânsito, entre outros. Com a alteração, o total de leitos de UTI covid-19 no SUS municipal cai de 163 para 148. A mudança ocorre mesmo havendo fila de espera por leitos de UTI covid-19. Nesta quarta-feira 12 pacientes estavam nessa situação.

Ainda segundo a Prefeitura, a conversão desses leitos foi possível com a abertura, no início do mês, de 15 leitos de UTI-Covid no antigo Hospital Metropolitano. A administração municipal destaca que, mesmo após a redução, o SUS Campinas está com o dobro de leitos para doentes graves de Covid do que possuía em janeiro – eram 74 e, agora são 149. Desse total, 30 estão no Hospital Mário Gatti, 55 no Ouro Verde,15 no Metropolitano e os demais na rede conveniada.

O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, afirmou que a reversão dos leitos ocorre em um momento em que está havendo grande pressão por UTI não Covid, ao mesmo tempo em que os atendimentos nos gripários, embora ainda altos, estão menos pressionados, já que houve uma redução de 25% em relação aos meses anteriores.

Na tarde desta quarta-feira, os leitos convertidos para não-covid já estavam ocupados. Apesar do aumento da disponibilidade, no Hospital Mário Gatti havia, ainda, 35 pacientes não Covid à espera de internação em leitos de UTI ou enfermaria.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.