Ouça ao vivo

Comvest prevê redução de candidatos da rede pública

Foto: Valéria Hein

Os pedidos de isenção na taxa do Vestibular 2022 da Unicamp diminuíram 30% na comparação com o ano passado. Estão em análise 9 mil e 600 solicitações. No vestibular anterior, a Unicamp recebeu 13 mil e 900 solicitações, o que representa 4 mil e 300 candidatos a mais. Esses números demonstram que haverá redução de candidatos das escolas públicas.

José Alves de Freitas Neto, diretor da Comvest (comissão organizadora do vestibular), cita entre os motivos da redução, a alteração no prazo para as solicitações, após a retomada da modalidade via Enem. “Nós estamos dentro da média histórica do vestibular da Unicamp, o ano passado foi excepcional. Sem as vagas oferecidas pelo Enem, nós reabrimos o processo e fizemos uma ampla divulgação, então nós tivemos um período mais longo em 2020 para solicitação de isenção”.

Na edição anterior, a modalidade via Enem foi retirada por causa da divergência de calendários entre os dois exames. Em 2021, foram aceitos quase 11 mil pedidos de isenção da taxa do Vestibular, número recorde de contemplados na história da Unicamp. Nesta ano, a expectativa da Unicamp é de aprovar cerca de 8 mil pedidos. “Em 2021 nós não teremos o recorde de quase 11 mil pessoas que foram isentas no ano passado, até mesmo porque, como a gente já informou, nós temos aproximadamente 9.700 pedidos em análise e nem todos serão aceitos porque nem todos cumprem os requisitos na entrega da documentação”.

José Alves de Freitas Neto cita também o contexto da pandemia, que desmotiva candidatos das escolas públicas, o que deverá acentuar a desigualdade no acesso à universidade pública. “A pandemia, sem dúvidas afetou muito mais as pessoas mais pobres e as pessoas com baixa escolarização, infelizmente esse é o quadro e nós temos que cuidar muito para que as pessoas possam recompor os seus projetos de vida, suas expectativas e consequentemente encontrarem um rumo e um futuro”.

A isenção neste ano será disponibilizada para candidatos das modalidades tradicional e via notas do Enem. Têm direito ao benefício candidatos com renda de até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio e funcionários da Unicamp que tenham cursado o ensino médio integralmente em instituições da rede pública e já tenham concluído ou estejam  finalizando neste ano o ensino médio, além de candidatos dos cursos noturnos de licenciatura ou tecnologia. A lista de beneficiados será divulgada em 30 de julho, no site oficial.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.