Ouça ao vivo

Campinas descarta adoção de “passaporte da vacina”

Foto: Flávio Paradella

Campinas não vai pedir comprovante de vacinação para o acesso do público a eventos, bares, restaurantes, shoppings e outros espaços fechados. A informação é da Pasta Municipal de Saúde.

A confirmação veio um dia depois da solicitação feita pelo vereador Gustavo Petta, do PCdoB, que propôs à Prefeitura a adoção nos moldes da medida anunciada e debatida na capital paulista.

Conforme o posicionamento oficial da secretaria de Campinas, “as medidas recomendadas pelas autoridades mundiais de saúde são o uso de máscara, higiene das mãos e distanciamento”.

Além disso, justifica ainda que os imunizantes em uso no País e na cidade “protegem contra os casos graves e mortes pela doença, mas não impedem completamente a transmissão do vírus”.

Mesmo assim, segundo a nota, a Prefeitura estuda, através da Informática dos Municípios Associados, a IMA, desenvolver um aplicativo para que a população possa emitir o documento.

Atualmente, as pessoas que precisarem do comprovante podem acessar os dados do Conecte SUS, do Ministério da Saúde, o aplicativo do Poupatempo, ou ainda apresentar a carteira de vacinação.

A possibilidade de exigência do chamado “passaporte de vacina” incomodou o setor de bares e restaurantes, que disse não ter sido ouvido para a formalização da proposta na capital paulista.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.