Ouça ao vivo

Caso de delta em Valinhos foi leve, diz Vigilância

Foto: Danilo Braga

A mulher de 37 anos infectada com a variante delta do coronavírus em Valinhos teve sintomas leves, se curou e não transmitiu a cepa para outras pessoas. As afirmações são da diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da cidade, Claudia Maria dos Santos, que vê a situação como “controlada”.

A moradora, que apresentou alterações de olfato e paladar, dor de garganta, coriza e dor de cabeça, se infectou em São Paulo, onde costuma ir com frequência. “Acompanhamos e foi um caso leve. É uma moça que pegou na capital, mas não tivemos casos em contactantes e familiares. Em princípio, está controlado”, diz Claudia.

Ainda segundo a diretora da Vigilância de Valinhos, mesmo as confirmações da cepa gama, predominante no Brasil, caíram no município nos últimos dias. Além disso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI despencou, assim como a evolução dos novos casos de covid-19, que se mostram menos graves em agosto.

“Estamos com 70% de redução de uso de UTIs em relação a março, no pico. E quem se infectou em agosto não morreu. Casos novos não evoluíram a óbito”, afirma.

Claudia Maria dos Santos ainda associa os resultados à imunização, já que Valinhos atingiu 92,05% dos adultos com a primeira dose da vacina contra a doença. Ainda conforme os dados oficiais da pasta municipal de Saúde, atualizados nos últimos dias, 40% de valinhenses estão vacinados com duas ou a dose única.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.