Ouça ao vivo

SP recebe 50% menos doses da Pfizer do ministério

Foto: Divulgação/Pfizer

O Governo do Estado de São Paulo, através do Governador João Dória, informou que recebeu metade das vacinas da Pfizer previstas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) na última terça-feira.

A quantidade do imunizante enviada pelo Ministério da Saúde é 50% menor e representa 228 mil doses a menos. A informação foi dada pelo governador em entrevista coletiva na quarta-feira.

Segundo João Dória, o Estado foi surpreendido com essa remessa e enviou um ofício ao Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que resolva a questão em 24h, ou seja, até quinta-feira, para que o cronograma de vacinação não seja comprometido.

“Espero que o Ministro da Saúde cumpra o seu papel como ministro, cidadão, médico e autorize imediatamente a entrega das 228 mil doses faltantes da vacina da Pfizer para o Governo do Estado de São Paulo distribuir aos municípios e seguir regularmente a vacinação prevista para crianças e jovens de 17 a 12 anos.”

Segundo Eduardo Ribeiro, Secretário Executivo Estadual de Saúde, os mais prejudicados por essa remessa menor é a população.

“Isso significa que pelo menos 228 mil pessoas poderão ter a sua imunização postergada por essa medida, que reputo, absolutamente inadequada por parte do Ministério da Saúde, lembrando que essa ação não pune o Governo do Estado de São Paulo, mas sim a sua população.”

Até o momento, o cronograma de vacinação para adolescentes entre 12 e 17 anos segue previsto para 18 de agosto. Caso essas doses não sejam entregues, pode haver atraso nas datas previstas.

No caso das grávidas e puérperas, mulheres que tiveram filhos em até 40 dias, as vacinas da Pfizer para a segunda dose já estão reservadas com os municípios e o calendário não será afetado.

Por outro lado, a entrevista coletiva teve uma notícia bastante positiva para os moradores de São Paulo. 346 cidades do estado, o que representa 53% do total, não registraram óbitos por Covid-19 na última semana. Esse dado é inédito desde o início da pandemia.

Além da vacinação, os números de pessoas internadas também estão diretamente relacionados a essa melhora na diminuição de mortes. Marco Vinholi, Secretário de Desenvolvimento Regional, afirmou que o Estado vem registrando queda desde abril.

“Essa queda também se dá nas internações. Se nós tínhamos no dia 4 de abril 8 mil pessoas internadas, cerca de 8 mil; 4 de junho 5.207 pessoas e agora em 4 de agosto com 2.428 pessoas. Portanto, uma redução de 2,1% ao dia nas internações no Estado de São Paulo”.

Outro tema citado foi a volta às aulas. No total 96% dos profissionais da educação da rede estadual estão vacinados com a 1ª dose da vacina e 44% estão totalmente imunizados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.