Santa Casa de Amparo passa por intervenção e terá gestão municipal

Foto: Divulgação

A justiça determinou que o Hospital Santa Casa Anna Cintra, de Amparo, tenha gestão municipal a partir de quarta-feira, dia 13 de outubro. Os motivos de afastamento da atual diretoria são as possíveis irregularidades na aplicação de recursos públicos e a atual crise financeira.

Atualmente, a Santa Casa possui mais de R$900.000,00 em dívidas e R$3.300.000,00 em gastos que não foram devidamente justificados. Outro ponto é que fornecedores de insumos essenciais, como oxigênio e medicamentos, afirmam que a unidade possui pendências.

Segundo Carlos Alberto Martins, Prefeito de Amparo, alguns médicos estão sem receber há 90 e profissionais da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) também possuem pendências salariais. Ele afirma que há risco de desassistência da população: “A condição do hospital hoje é extremamente precária. Nós temos riscos de desassistência, tanto na parte de oxigênio… faz tempo que não paga conta da CPFL, não paga conta de água, luz, oxigênio. O risco é eminente de desassistência e agora o município vai entrar com toda a sua equipe técnica no sentido de normalizar e apurar responsabilidades daqueles que aumentaram a dívida do hospital em pouco menos de 2 anos em mais de 80%”, afirmou.

A Prefeitura do município ingressou na justiça no dia 30 de setembro e solicitou a afastamento da atual diretoria. O juiz de direito Dr. Fernando Leonardi Campanella constatou que o hospital não apresenta controle da situação financeira e, por isso, concedeu uma tutela provisória de urgência da Santa Casa para a administração.

A unidade já esteve em período de intervenção municipal entre 2018 e 2020. No início deste ano, a Prefeitura solicitou a continuidade, mas na ocasião não obteve resposta positiva da justiça. Nos últimos meses, a diretoria executiva da Santa Casa recusou a assinatura de um Termo De Ajustamento de Conduta, além das pendências financeiras existentes. Esses fatos motivaram a decisão da justiça.

A reportagem da CBN Campinas procurou a diretoria executiva da Santa Casa Anna Cintra, mas não teve resposta.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.