Ouça ao vivo

Uber moto é visto com desconfiança e preocupação em Campinas

Foto: Flávio Botelho

A Uber passou a disponibilizar na última semana a modalidade de transporte de passageiros por motocicleta em Campinas e em mais 17 cidades, que se juntam a outros 22 municípios do país que já contavam com o serviço. Em Campinas o serviço de motofrete é regulamentado por uma lei municipal de 2010, cujo artigo segundo proíbe o transporte remunerado de passageiros por mototáxi. Mas, segundo a Secretaria Municipal de Transportes, essa proibição está suspensa por determinação do Tribunal de Justiça (TJ/SP), e a pasta estuda como regulamentar o serviço na cidade.

Enquanto isso não acontece, o serviço vai sendo ofertado sem maiores restrições. Mas essa nova opção não agradou a todos. Motoristas da Uber, por exemplo, como Antônio Vieira, passaram a enfrentar uma nova concorrência dentro do próprio aplicativo. “Isso vai vir pra atrapalhar mais ainda, concorrência entre nós mesmos, acho que não vai dar certo, vai aumentar o número de acidentes, pra nós vai ser muito péssimo isso daí”.

Quanto aos passageiros, alguns afirmam que ter receio em utilizar o serviço. É o caso da administradora Cristina Zanelato, que afirma ser usuária frequente de aplicativos de transporte de carro. “Olha vou dar uma pesquisada, mas só de saber já acho um pouco inseguro pela cidade de Campinas e todos os acidentes que tem”.

E esse receio se justifica. Os motociclistas lideram os óbitos em acidentes de trânsito em Campinas ao longo de 2021. Das 101 mortes no trânsito da cidade registradas entre janeiro e setembro, 47 foram de motociclistas, seguidos dos pedestres, com 23 óbitos.

É isso o que preocupa a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado. O presidente da entidade, Tércio de Campos, argumenta que o tráfego de motos pelo chamado “corredor” entre os veículos em movimento, dentre outros fatores, pode fazer com que o número de vítimas aumente a cada mês. “É algo que nos preocupa devido à uma série de aspectos, nas últimas duas décadas o aumento é significativo dos traumatismos relacionados à motocicleta, então nós temos uma preocupação que isso possa ainda aumentar, pois os acidentes de moto terão duas vítimas e não uma só”, argumenta.

As viagens de Uber Moto chegam a ser 35% mais baratas em relação à modalidade mais econônica de transporte de carro no aplicativo. Simulamos uma viagem do Paço Municipal, no Centro de Campinas, até o Hospital de Clínicas da Unicamp. Enquanto na modalidade mais barata de carro a viagem sairia por R$ 25, na modalidade moto ela sairia por pouco mais de R$ 16.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.