Ouça ao vivo

Integrantes da CP da Câmara de Campinas se reúnem para emitir parecer 

Foto: Enviada por ouvinte

O vereador Paulo Haddad (Cidadania), presidente da Comissão Processante criada para apurar a conduta do vereador Nelson  Hossri (PSD), convocou uma reunião para esta sexta-feira, às 9h, na sala da Presidência da Câmara de Campinas. Ele deverá emitir um parecer pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia de quebra de decoro parlamentar. 

Hossri entregou a defesa prévia dele para a Comissão Processante nesta terça-feira. Esta é uma etapa prevista no processo, que inclui uma análise inicial dos elementos coletados, com a defesa prévia e o parecer da relatora da Comissão, Paolla Miguel, sorteada para compor a CP, assim como ocorre com os outros integrantes.

O objetivo é decidir se é justificável a continuidade da investigação ou se já está demonstrado que não há necessidade, com arquivamento da denúncia. No caso de haver continuidade, isso não indica nenhuma tendência pela cassação, mas uma necessidade de aprofundamento das investigações.

Se houver prosseguimento, a Comissão Processante terá até 22 de fevereiro de 2022 para apresentar um relatório que será votado em Plenário, indicando ou não a cassação do parlamentar. Se a proposta de cassação for indicada será ainda necessário que ⅔ dos 33 vereadores votem favoráveis ao relatório para que, então, a cassação ocorra.

Os autores do pedido de Comissão Processante  são os representantes da sociedade, Carlos Orfei, Marcela Moreira e Denise Teijeiro. Em um dos trechos, o requerimento atribui a Hossri o incitamento ao ódio e injúria racial manifestado por um grupo de apoiadores dele no dia da ocorrência. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.