A ação de intensificação da vacinação de crianças contra a covid-19, em Campinas, deu aos pais a possibilidade de escolha entre as doses disponíveis. Ou seja, neste Dia D, o responsável pôde optar entre as vacinas da Pfizer e da CoronaVac na hora de imunizar o seu filho. Segundo a secretaria de saúde, havia alguns pontos de vacinação com doses da vacina do Butantan, mas a oferta não estava disponível em todos os centros de saúde onde a ação acontecia.
Segundo a nota da secretaria, a administração se preparoupara usar preferencialmente a vacina da Pfizer contra a covid-19 em todos os Centros de Saúde. Mas se houver a disonibilidade da CoronaVac, o pai pode pedir que a vacina, também aprovada pela Anvisa, seja aplicada em seu filho. A escolha só foi possível após a chegada de quase 74 mil doses da vacina produzida no Butantan à cidade, na sexta-feira, 21. Como o município já havia preparado todo o esquema para o Dia D deste sábado, a prioridade seguiu sendo a Pfizer.
No balanço parcial divulgado pela secretaria no início da tarde deste sábado, a secretaria de saúde aplicou 10.178 doses da vacina contra a covid-19 até às 12h30. Este total soma as doses aplicadas em crianças e adultos. Foram 2.630 doses em crianças de cinco a 11 anos e 7.424 doses adicionais. Houve ainda a aplicação de 96 segundas doses e doses únicas e 28 primeiras doses.