Ouça ao vivo

Escolas são afetadas por paralisação de funcionárias da limpeza em Campinas

Foto: Enzo Urnhani

Funcionárias de uma empresa de limpeza terceirizada, responsável pelo serviço na rede municipal de ensino, realizam uma paralisação e protestaram na prefeitura de Campinas nesta quarta-feira, 09.   

De acordo com o Roberto da Silva, diretor da Siemaco, sindicato responsável por essas trabalhadoras, o principal motivo da manifestação é o atraso no pagamento de salários. “Nós não estamos pedindo, a empresa não pagou o pessoal referente de janeiro, que deveria cair no quinto dia útil. Os benefícios também atrasados. A Prefeitura nos atendeu com o senhor Wandão, fizemos uma comissão dos trabalhadores, temos dois companheiros do sindicato e dois representantes da empresa negociando lá em cima o pagamento hoje. Se não sair o pagamento vamos continuar aqui parado e se não cair hoje, amanhã estaremos aqui de novo”.

Esse ato fez com que aulas nas escolas e creches do ensino municipal fossem suspensas. De acordo com dados da Secretária de Educação, 75 unidades da rede foram afetadas. 

Em nota, a prefeitura informou que “os repasses à empresa Especialy estão rigorosamente em dia e que está em contato com o prestador para que os serviços sejam retomados o mais breve possível”. Caso a empresa não retome os serviços, medidas administrativas serão adotadas.  

Segundo uma das manifestantes, que preferiu não se identificar, a empresa tentou negociar o pagamento com as funcionárias, mas os termos não foram aceitos. “Eles fizeram um acordo verbal, se comprometendo a pagar até amanhã, às 17h. Mas, a gente precisa desse valor hoje. Nós temos crianças, a maioria aqui é mãe solo, é uma mãe para sustentar a casa inteira”.

O contrato com a Especialy foi firmado em outubro de 2021 e a empresa possui cerca de 700 funcionários. O valor mensal do repasse é de R$ 2.580.303,30. A CBN entrou em contato com a empresa terceirizada, mas até o fechamento da reportagem não teve retorno

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.