Ouça ao vivo

Uso de máscara em ambientes abertos deixa de ser obrigatório no estado

Reprodução - Governo do Estado

O uso de máscaras deixa de ser obrigatório em ambientes abertos no estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (9). O anúncio foi feito pelo Governador João Dória (PSDB), em uma coletiva de imprensa.  “Isso se aplica a ruas, praças, parques, pátios de escolas, estádios de futebol, centros abertos de eventos, autódromos, e outras áreas correlatas em todo o estado de São Paulo, o uso de máscara será obrigatório ainda apenas para ambientes fechados, como salas de aula, transporte público, escritórios de trabalho, cinema, teatro e correlatos”, detalhou Doria.

O uso obrigatório de máscaras no estado foi determinado por um decreto em 4 de maio de 2020. A liberação, após quase dois anos de obrigação, ocorre após o avanço da vacinação, e também da queda dos indicadores da covid-19 no estado, conforme destaca o governador. “Mas a decisão se deve fundamentalmente ao avanço da vacinação, São Paulo é o estado que mais vacina no Brasil, a decisão está respaldada na ciência, na saúde e no respeito pela vida”.

Já o uso de máscaras em ambientes fechados segue sendo obrigatório, e também há a recomendação para que as pessoas mantenham o uso em determinadas situações. João Gabbardo, Coordenador Executivo do Comitê Científico do estado, explica. “Espaço fechado – obrigatoriedade do uso da máscara; espaço aberto – a máscara fica liberada de sua obrigatoriedade; mas temos algumas recomendações para determinadas situações, como pessoas com sintomas gripais e pessoas que não foram vacinadas, que deverão continuar utilizando as máscaras”.

Essa liberação poderia ter ocorrido antes, mas foi adiada devido à variante ômicron, segundo o coordenador do comitê executivo, Paulo Menezes. “Nós tivemos uma coletiva em novembro, o comitê naquele momento avaliava que as condições eram favoráveis e permitiam o que estamos fazendo hoje, no dia seguinte veio a notícia da identificação da variante ômicron, e foi suspensa essa flexibilização”.

Segundo decisão do Supremo Tribunal Federal, os municípios podem adotar medidas mais restritivas em relação ao estado, e ao país. Portanto, as cidades que desejarem poderão manter a obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre, mesmo indo contra a decisão do estado.

*Atualizado às 14h45

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.