Ouça ao vivo

Escolas estaduais têm campanha para que jovens tirem o título de eleitor

Foto: Guilherme Pierangeli

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza nesta semana a campanha “Tire o Seu Título de Eleitor” para os estudantes da rede estadual com 16 e 17 anos. O dirigente regional de ensino da região Campinas leste, Nivaldo Vicente, destaca que a campanha ocorre em todas as escolas estaduais de ensino médio de Campinas, e explica o motivo da ação. “Todas as escolas estaduais de ensino médio estão sendo abarcadas nesta semana, até o dia 3 de maio, todas elas, Campinas estava com números muito baixos (de menores de 18 anos com título de eleitor), nós percebemos que ainda estava faltando um despertar, um interesse, então lançamos a campanha com essa proposta de tirar o título na escola”.

Na quarta-feira (27) a Escola Estadual Francisco Glicério, no Centro da cidade, obteve uma grande adesão, com 70 alunos que ainda não tinham o título aproveitando a ocasião para fazê-lo. Artur Barbosa, de 17 anos, conta que tirou pois pretende votar nas eleições de outubro. “Pretendo votar na eleição, e decidi tirar o título pois surgiu a oportunidade e eu quis tirar, sempre quis tirar o título, e agora vai ser a hora”.

Gabriel Gomes, que preside o grêmio estudantil da escola, já tirou o titulo anteriormente, e incentivou os colegas a fazerem o mesmo. “Tirar o título de eleitor é exercer a cidadania, o direito conquistado, então é muito importante, uma oportunidade pra quem não tirou ainda, a escola está oferecendo este espaço, os notebooks para que os alunos que não tiraram possam tirar o título”.

A diretora da escola, Vera Marangoni, destacou a adesão dos alunos. “Os alunos ficaram bastante entusiasmados quando nós colocamos que iríamos fazer o projeto aqui na escola, eles ficaram animados, e a facilidade também de oportunizar o espaço para fazer este trabalho.

Desde o ano passado, devido à pandemia, passou a ser possível emitir o título de eleitor de forma online. Para isso basta acessar o sistema TítuloNet no site do TSE, o tse.jus.br, e preencher uma ficha com dados pessoais. Em seguida é necessário enviar uma selfie segurando o documento de identidade, e enviar fotos do RG e comprovante de endereço. Depois disso, basta fazer o download gratuito do aplicativo e-Título no celular para utilizar a versão digital do título de eleitor.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.