Ouça ao vivo

Campinas adota teletriagem em dez centros de saúde

Foto: Guilherme Pierangeli

A Prefeitura de Campinas vai implantar, a partir da próxima semana, um projeto-piloto de teletriagem de pacientes em dez centros de saúde dos seguintes bairros DIC 1, Vila União, Florence, Valença, São Domingos, São Marcos, Barão Geraldo, Centro, Taquaral e Sousas.

Segundo a administração municipal, a medida tem como objetivo atender à alta demanda de pessoas com síndromes respiratórias verificada nas últimas semanas. Entre 1º e 7 de maio foram 5,4 mil atendimentos do gênero no SUS Municipal. Na semana passada, de 22 a 28 de maio, 10,3 mil pessoas foram atendidas, o que representa um aumento de 90,5%.

Na prática, segundo a prefeitura, funcionará da seguinte maneira: o paciente chegará ao centro de saúde, será atendido por um profissional de enfermagem e passará por uma avaliação de risco feita on-line por um médico que estará em uma sala devidamente equipada situada no Hospital Mário Gatti. Em caso de necessidade, o paciente será encaminhado para um pronto-socorro.

Este projeto visa ajudar na futura implantação da telemedicina na rede pública municipal de saúde, cujo processo está em licitação e prevê a realização dos serviços de teleconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento ou televigilância e teleconsultoria.

Quarenta pacientes devem ser atendidos por dia na teletriagem. O serviço está sendo implantado com recursos já existentes na rede (equipamentos e profissionais), em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede Mário Gatti.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.