Ouça ao vivo

Estudo de revitalização projeta bonde no Centro de Campinas

Foto: Arquivo CBN

 

Diferentes setores da economia já apresentaram ideias à Prefeitura de Campinas que visam contribuir com o projeto de revitalização do centro da cidade.  

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Urbano da Regional do Secovi em Campinas, Alan Cury, a instituição propôs a instalação de um bonde na região.

“Nós propomos quatro ou cinco linhas, mas, obviamente, esse é um estudo inicial que carece um pouco mais de detalhamento, mas também passando pela GARE central. Então, a pessoa poderia descer na GARE, pegar o bonde e circular pelo centro.”

A ideia é que o bonde atenda os usuários do Trem Intercidades que deve ligar a capital ao interior, além de atrair a população de Campinas que deixou de frequentar o centro da cidade.

Essa combinação, segundo Cury, vai potencializar diferentes setores da economia. 

“O Trem Intercidades vai chegar. Infelizmente boa parte do campineiro já não mais frequenta o centro e não sabe o que está havendo ali. Então, mais do que uma revitalização, a gente entendeu que a requalificação, sim, seria o caminho. Qualificar no sentido de atrair e potencializar essas vocações, mas sempre levando em consideração a habitação, a hotelaria, a vida noturna, a gastronomia, que no centro era muito pujante e hoje carece de um pouco de estímulo.”  

Assim como o Shopping Popular proposto pelo sindicato dos camelôs, o Trem Intercidades do Governo do Estado é uma das apostas da Prefeitura para revitalizar o Complexo Ferroviário de Campinas. No entanto, não há previsão para o início das obras.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.