Ouça ao vivo

Paciente com varíola dos macacos segue em observação em Indaiatuba

Foto: Google Street View

O homem de 28 anos, diagnosticado com a varíola dos macacos, segue cumprindo isolamento domiciliar em Indaiatuba. Ele foi atendido no Hospital Santa Ignês da rede particular e passa bem. Esse foi o primeiro caso no município.  

De acordo com a secretária de saúde da cidade, Graziela Garcia, que acompanha o paciente, este caso é considerado importado, pois ele tem histórico de viagem para a Europa. “Quando ele chegou no Brasil, ele desembarcou em Viracopos e imediatamente procurou o serviço de saúde. Nós fomos contactados, através da Vigilância Epidemiológica, a Secretaria do município já colocou ele em isolamento. O primeiro ponto para a gente explicar é que ele não transitou pela cidade com o problema de saúde.”

Uma pessoa, que mora com o homem e teve contato com ele, também foi colocada em isolamento domiciliar. Ela não apresenta sintomas da doença, mas segue sendo monitorada. 

Segundo a secretária, essa não é uma doença nova. “É uma doença que já se tem vacina desde 2019, específica para essa varíola dos macacos, monkeypox. Não para a varíola que a gente conhece há tanto tempo. A gente conhece surtos em outros países que foram controlados através da vacinação de pequenas comunidades. Então, é uma doença nova aqui para nós no dia-a-dia, mas que já se conhece muito.”

Este foi o segundo caso confirmado da varíola dos macacos na região. No estado de São Paulo são quatro e no Brasil são oito.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.