Ouça ao vivo

Maior cargueiro do mundo, AirBus Beluga pousa em Viracopos

Foto: Celina Silveira

O maior avião do mundo, o AirBus Beluga, pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, nesta segunda-feira (25).

Essa é a primeira vez que o Beluga viaja à América Latina.

A viagem começou no sábado, dia 23, em Marselha, na França. No domingo, o avião pousou em Fortaleza para abastecer e a viagem terminou às 14h desta segunda-feira (25) em Campinas. 

O  AirBus Beluga ganhou o título de maior avião do mundo após o antigo maior avião (o Antonov) ser destruído na guerra entre Rússia e Ucrânia.

O Beluga ganhou esse nome devido ao formato da aeronave, que lembra a baleia Beluga, também conhecida como baleia branca.

A aeronave tem 18,9 metros de altura, 63 metros de comprimento e fuselagem, 8,8 metros de diâmetro, e capacidade para transportar até 47 toneladas.

De acordo com o presidente da Airbus Brasil, Gilberto Peralta, o Beluga transporta apenas cargas especiais.

“[O Beluga foi] especialmente projetado e desenhado para transportar cargas especiais. Fabricamos o avião para transportar peças de aviões entre as nossas fábricas em países membros do consórcio Airbus na europa, e desde o início do ano esse avião está disponível para transportar cargas especiais.”

O motivo do voo do Beluga ao Brasil é o transporte do helicóptero H 160 da Airbus. A empresa vai apresentar o novo helicóptero em uma feira na cidade de São Paulo em agosto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.