Ouça ao vivo

Situação de Zé Carlos se deteriora no Legislativo; bastidores estão em ebulição

A situação de Zé Carlos (PSB) está se deteriorando a cada hora que passa, e começa uma guerra nos bastidores da política campineira para saber quem vai assumir a cadeira da presidência da Câmara de Vereadores de Campinas.

Desde o início da Operação Lambuja, do Ministério Público, as reações sobre as denúncias de corrupção passiva que envolvem o político e o advogado comissionado Rafael Creato, subsecretário de Relações Institucionais da casa, estão cada vez mais fortes.

No plenário provisório do Teatro Bento Quirino, apenas 11 vereadores participaram do início da sessão, que foi comandada pela vice-presidente Débora Palermo (PSC), já que Zé Carlos, ao obedecer um conselho do advogado de defesa, não deu as caras. 

Na hora da votação dos projetos, que não incluía nenhuma pauta da cidade, mais oito apareceram apenas para isso.

A movimentação para tirar Zé Carlos da presidência já havia começado durante a manhã. 

Vereadores discutiram a possibilidade de usar um artifício que supostamente existia na casa, em que 11 vereadores poderiam pedir a destituição da mesa diretora – algo que a assessoria de imprensa negou a possibilidade. 

Agora, a hipótese mais provável é a abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) ou uma Comissão Processante (CP), que também precisa de pelo menos 11 assinaturas.

O que os vereadores mais comentaram é que, se dependesse apenas de Zé Carlos, ele iria ao plenário e se posicionaria sobre todas as denúncias.

Agora, a quinta-feira é de expectativa para saber se o presidente vai renunciar ao cargo. 

Reforçando que ele não deixa de ser vereador, já que as ações apontadas nas denúncias teriam acontecido apenas quando ele era o principal representante do Legislativo, cargo que é ocupado a cada dois anos.

A propósito, o mandato de Zé Carlos na presidência termina este ano.

A CBN Campinas apurou que o PSB se reuniu para discutir a situação de Zé. O apoio, por enquanto, está mantido, mas há uma preocupação de que o caso manche a imagem de candidatos do partido – entre eles Jonas Donizette, que tenta uma vaga de deputado federal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.