Ouça ao vivo

PF faz operação para combater quadrilha que trafica drogas por Viracopos

Foto: Polícia Federal/Divulgação

A Polícia Federal faz, nesta quinta-feira, a Operação Campinas Connection, para desarticular uma quadrilha que faz o tráfico de drogas interestadual utilizando voos com conexão no Aeroporto de Viracopos para fazer a ligação entre as regiões Norte e Sul.

São cumpridos seis mandados de prisão temporária e nove mandados de busca e apreensão em cidades em Manaus, Joinville, Osasco, São Paulo, Campinas e Tramandaí. 

A investigação começou a partir da prisão em flagrante de um passageiro, no dia 24 de março, em voo de Manaus para Campinas, com 10,7 kg de skunk nas bagagens, durante fiscalização conjunta da Polícia Federal e Receita Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos.

A análise de dados da ocorrência revelou uma consistente rota de drogas do Norte para o Sul do país, utilizando voos que vem de Manaus, com conexão em Viracopos e destino final em Joinville, no Estado de Santa Catarina.

A Polícia Federal conseguiu identificar uma associação criminosa altamente estruturada. Somente um dos investigados movimentou quase R$ 1 milhão em apenas quatro meses, não havendo atividade registrada que dê sustentação às operações de crédito e débito nas contas bancárias.

De acordo com a PF, até este momento da investigação, os alvos vão responder pelos crimes de tráfico de drogas interestadual e associação para o tráfico, com penas somadas que podem chegar a 35 anos de prisão.

Desde o início da intensificação da fiscalização no terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos, pela Polícia Federal e Receita Federal, em 5 de março, até o dia 14 de junho, 20 passageiros – 13 mulheres e 7 homens – foram presos embarcando ou desembarcando em Viracopos. Já foram apreendidos mais de 143kg de drogas.

O nome da operação é uma referência, em inglês, à rota criada pela associação criminosa para escoar a droga do Norte para o Sul do país passando pela cidade de Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.