Ouça ao vivo

Saiba quais obras de Campinas estão incluídas no Novo PAC

Um levantamento feito pela CBN Campinas após a disponibilização dos projetos que podem receber investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) aponta que 10 propostas estão na lista.

A maioria, porém, é de obras que já começaram em edições anteriores do PAC, como a retomada e conclusão de obras do Minha Casa Minha Vida na região do Córrego Taubaté, além da própria revitalização daquela área, na região do Jardim São José, e a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Anhumas.

Outra obra a ser retomada é a de canalização da microbacia do Córrego Santa Lúcia, que corta o bairro.

A obra dos corredores do BRT, que teve investimento da Caixa Econômica Federal para a realização, também está incluída no PAC. Ainda falta concluir a parte do Ouro Verde, que foi abandonada pela antiga empresa, a finalização das pontes na Avenida Transamazônica e Rodovia dos Bandeirantes, e o fim do imbróglio com o Shopping Parque das Bandeiras para fazer o corredor no trecho que falta no Jardim Ipaussurama.

De projetos novos, estão previstas 16 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida na faixa 1, outras 16 pela faixa 2 e 18 pela faixa 3.

O acelerador de luz Síncrotron, no laboratório Sírius, também está na lista de projetos aptos para receber verba do governo federal. A ideia é usar o dinheiro para a construção de novos centros avançados de pesquisa.

Em outras cidades da Região Metropolitana, há previsão de financiamento de mais de 300 unidades habitacionais pelo Minha Casa Minha Vida em Paulínia, Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo, Sumaré, Americana, Monte Mor, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Itatiba, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Pedreira, Jaguariúna, Nova Odessa e Artur Nogueira, onde também há previsão para conclusão do Centro de Artes e Esportes Unificados do Parque dos Trabalhadores, iniciada em 2012.

Em Paulínia, ainda, há um projeto de produção de combustíveis com percentual de fontes renováveis, em esquema de co-processamento, que deve ser realizado na Replan.

Um processo automático de triagem de encomendas postais também deve receber dinheiro do PAC em Valinhos, conforme a lista disponibilizada pelo Ministério da Casa Civil. Na cidade fica o maior centro de distribuição dos Correios do interior paulista.

A Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna, deve receber dinheiro para investir em novos equipamentos para qualificar ainda mais pesquisas agropecuárias realizadas no local.

Holambra e Morungaba são as únicas cidades da RMC que não tem nenhum projeto previsto no Novo PAC.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.