Avanço na computação quântica poderá garantir um novo patamar para humanidade

O sistema permite, em larga escala, cadastrar as anomalias ao longo da vida do paciente, cadastrar dados geográficos do paciente e anexar imagens e exames deles. Isso permitiu que ocorressem melhorias palpáveis para quem lida com as pessoas no dia a dia. 

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

 

A Alphabeat, empresa dona do Google, chegou a um resultado incrível. O computador quântico desenvolvido por ela alcançou um estado supremo, conseguindo calcular em apenas 3 minutos e 20 segundos algo que o computador mais desenvolvido do mundo, o summit, levaria 10 mil anos para calcular. 

Segundo o MIT, isso significa que, em um futuro próximo, será possível descobrir novos medicamentos, materiais, criar redes de fornecimento mais efetivas e potencializar a inteligência artificial. 

A computação quântica é tão poderosa por conta de uma diferença muito importante em relação à tradicional: ao invés de calcular cada vez os bits 0 ou bits 1, essa modalidade calcula simultaneamente os dois. Pode parecer algo pequeno, mas turbina e muito a performance dele, como computador do Google demonstrou. 

Eles conseguem processar paralelamente uma quantidade imensa de dados, enquanto isso é feito de maneira sequencial na computação tradicional, ou seja, 1 a 1. Esses testes estão feitos em conjunto com a NASA desde o início do ano passado, mas não tem um objetivo específico revelado. 

Entretanto, alguns especialistas apontam que é bem provável que a computação tradicional seja, por muito tempo, mais efetiva que a quântica por um bom tempo.

 


 

Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.