Ouça ao vivo

O lp de estreia da banda Blitz

O cenário da musica pop no inicio dos anos 80  vivia um grande paradeiro , sem perspectiva de algo novo no horizonte. E em meio a essa situação surge uma nova proposta com discurso mais leve que o assumido pela geração anterior. Com uma nova postura  não só nas letras como também no visual, alias bem mais colorido. E esta nova geração  estava  pronta  para sacudir do rock nacional com uma Blitz.

Lançado em 1982 o LP As Aventuras da Blitz, trouxe como grande marca a as letras… praticamente todos assinadas pelo surfista amador  que gostava mesmo era de cantar, tocar gaita e violão. O rapaz   desde 74 participava de um projeto teatral revolucionário que trazia uma nova linguagem  intitulado Asdrúbal Trouxe o Trombone e era conhecido  por todos como Evandro Mesquita.

E em 1981 o grupo  Asdrúbal dividiu o palco com cantora Marina que tinha como baterista o Lobão.   E foi desse encontro com   Evandro  e o  guitarrista Ricardo Barreto primo de Regina Casé, que  surgiu  o embrião de um novo grupo de rock  . O nome alias  sugerido pelo próprio Lobão   que dizia se  tem  Police,   a grande referencia da musica pop  na época  ,  então tem Blitz .

Depois do  bem sucedido compacto Você não soube me amar a aposta da gravadora num LP era o caminho mais obvio.  Porém  quando as Aventuras da Blitz saiu do formo ,   Lobão que participou das gravações como baterista,   não conseguiu entrar num acordo com a gravadora sobre a sua carreira solo e saiu da banda.

E a partir de setembro de 1982 , o LP As Aventuras da Blitz foi lançado tendo nos vocais de apoio as amigas Márcia Bulcão e Fernanda Abreu ,  além de Antonio Fortuna no baixo,  Willian nos teclados, o líder Evandro Mesquita, além de Ricardo Barreto na guitarra e o novo baterista Roberto Gurgel  que foi escolhido num teste.  A Blitz  conquistou bastante espaço  no rádio e na Tv, e passou a lotar diversas casas de espetáculos. E já nesta  altura a banda era uma sensação  em todo Pais.

Mas quem comprou o lp  teve uma decepção a canção  Cruel , Cruel Esquizofrenético Blues além da música Ela quer morar comigo na lua foram censuradas  e uma vez que o LP já estava pronto , quem comprou o disco não pode ouvir as faixas por estarem  arranhadas . Depois as duas musicas saíram num compacto em 83 com venda proibida para menores de 18 anos . E somente em 1990  em cd  todo o trabalho pode ser conferido integralmente.

O LP as aventuras  da Blitz  trazia uma  narrativa com uma comunicação direta com a garotada da época. Dramatização no palco, diálogos afiados e refrões  poderosos .Tudo num misto de brincadeira e ao mesmo tempo sensualidade . Era como se estivesse sendo apresentado um filme ou  uma história em quadrinhos, ou seja algo totalmente novo no universo  do  rock Brasil.

O sucesso da banda se manteve no ano seguinte e 83 com o LP Radioatividade que pavimento o caminho para apresentação no Rock in Rio em 1985. Mas tudo isso  é claro só foi possível, por conta dessa  grande Aventura . Uma boa opção de leitura é a publicação As Aventuras da Blitz do jornalista e musico Rodrigo Rodrigues morto em 2020.

Confira esta edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Apresentação

Robson Santos

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.