Os olhos bem delineados e um enorme coque no estilo ‘pin-up’, com este visual a cantora inglesa Amy Winehouse construiu a sua imagem e acabou se tornando uma grande personalidade não só pelo seu talento artístico mais também pelas suas escolhas autodestrutivas. Porém como o nosso negócio aqui é música vamos lançar um olhar sobre o seu primeiro disco que apresentou uma Amy Winehouse digamos assim mais ensolarada.
Lançado em 2003 o disco Frank trouxe releituras de clássicos do jazz e colaborações de amigos e demais composições da própria Amy Winehouse , que tinha a sua voz comparada as grandes divas do jazz como Sarah Vaughan e Nina Simone. De fato o seu recuro vocal possuía contornos muito raros principalmente para alguém tão jovem com apenas 20 anos.
Filha de um taxista e uma farmacêutica Amy Jade Winehouse nasceu em 1983 em Londres os tios eram músicos profissionais e ela ganhou o seu primeiro violão por volta dos 14 anos. Como não se identificava muito com o que estava acontecendo na cena musical da época ela se sentiu motivada a começar a escrever as suas primeiras canções.
O álbum Frank que trouxe a combinação de jazz e trip hop mesmo com o elogio da critica não conquistou o reconhecimento do publico . A sua visibilidade só aconteceu 03 anos depois em 2006 com o lançamento do segundo álbum Back to Black que conquistou marcas importantes … simplesmente em seu lançamento foi o disco mais vendido em todo mundo.
Amy na adolescência além de estar em meio aos lp’s de jazz e soul ela também fez parte de um grupo de rap de curta duração… mas tempo suficiente para que ela começasse a trabalhar nas composições que estariam neste disco de estreia. Já nesta fase iniciou a parceria com o produtor e amigo Salaam Remi que a ajudou a criar toda a atmosfera de Frank.
A trajetória de vendas de Frank na Inglaterra foi muito sofrida e só chegou na décima terceira posição depois de quase 01 ano do lançamento. O desempenho melhorou depois de morte de Amy em 2011. Já nos Estados Unidos essa produção só foi lançada pra pegar uma carona com a canção Rehab sucesso absoluto do premiado álbum Back to Black.
Amy Winehouse dizia não ter gostado do resultado final de Frank e que não tinha nenhuma uma cópia em casa. Tanto que a insatisfação dela já começava com as fotos de divulgação. Ela simplesmente recrutou um fotografo amador e fez uma sessão ao acaso na rua bem improvisada mas na qual ela ficou totalmente a vontade.
Talvez estava aí o que ela no fundo realmente procurava …Em suas primeiras entrevistas ela era descrita como alguém “Calorosa, engraçada, brilhante e honesta”.
Confira esta edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Apresentação
Robson Santos
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi