A saída de Cazuza do Barão Vermelho em 1985 colocou a banda em cheque sobre qual seria o seu destino, uma vez que perdia não só o vocalista como um excelente letrista além de uma figura de grande carisma. Diante da situação que poderia marcar o fim de toda uma história , a banda encontrou uma solução digamos assim caseira bem como oferecer aos fãs um som mais visceral.
Tendo como vocalista o guitarrista Roberto Frejat que assumiu e muito bem o posto por quase 2 décadas…o Barão Vermelho no inicio passou por um período de autoafirmação e ganhou o apoio de vários parceiros para dar conta do excelente nível das letras que a banda se valia. Como é caso da canção Quem me Olha Só composta em parceira com Arnaldo Antunes e que ganhou um arranjo pra lá de caprichado.
O Barão Vermelho foi fundado em 1981 pelo baterista Guto Goffi e o colega de escola o tecladista Maurício Barros por conta da empolgação do show do Queen no estádio do Morumbi no mesmo ano . Logo na sequencia entraram o baixista Dé , Frejat na guitarra e Cazuza que esteve a frente do projeto por quase 5 anos. E uma conquista desta fase de retomada foi entrar na trilha sonora da badalada novela Global Vale Tudo .
Neste período entraram duas figuras marcantes na formação do Barão o guitarrista Fernando Magalhães que ajudou a sonoridade da banda a ganhar mais peso e o percussionista Peninha morto em 2016 e que já tinha trabalhado ao lado de nomes como Johnny Alf, Gal Costa e Sivuca. Ter a presença de um percursionista ofereceu uma construção rítmica pra lá de interessante na sonoridade do conjunto.
A partir do lançamento do álbum na Calada da Noite de 1990 o Barão Vermelho conseguiu voltar com grande força a cena musical brasileira através de músicas inspiradíssimas além de explorar outras construções sonoras com a utilização de elementos mais acústicos como o violão. E todo esse momento foi muito bem sintetizado com uma canção que marcou a história do grupo.
A música o Poeta está Vivo letra de Dulce Quental e composição de Roberto Frejat acabou se tornando uma linda homenagem ao amigo Cazuza que morreu em 1990 vítima da AIDS. A temática extremamente sensível do Poeta está Vivo foi um grande sucesso com uma resposta muito positiva do publico nas apresentações do Barão Vermelho .
Em 1992 no ultimo ano do mandato do Presidente Collor o Barão Vermelho lançou o álbum Supermercados da Vida e a foto da capa de uma loja sendo saqueada resumiu o momento que o País passava . Este projeto trouxe dois destaques a entrada do baixista Rodrigo Santos que já tinha trabalhado com Lobão e o amadurecimento das letras de Frejat e o baterista Guto Goffi que passam a ser mais assíduas.
A música do Barão Vermelho sempre foi rock ‘n’ roll, porém isso nunca impediu que eles experimentassem outras sonoridades como o jazz, soul e até musica eletrônica . Com mais de 40 anos de estrada o Barão Vermelho a partir de 2017 segue tendo a frente um outro vocalista o cantor e guitarrista Rodrigo Suricato que ganhou projeção com o programa de tv SuperStar .
E com a canção Por Você mais uma das belas contribuições de Roberto Frejat ao repertório do Barão Vermelho que está edição fica por aqui
Confira esta edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Apresentação
Robson Santos
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi