Nesta sexta-feira, 15 de janeiro, a enciclopédia livre e online Wikipédia completa 20 anos de fundação, confira os números da plataforma:
- artigos em mais de 300 idiomas.
- 55 milhões de verbetes
- + 280 mil editores colaborando.
- 13o site mais acessado do mundo (fonte: Alexa)
- +15 bilhões de acessos mensais, conforme levantamento próprio – a cada segundo, pelo menos seis mil pessoas acessam a plataforma.
Totalmente financiada por doações. Não contempla publicidades em suas páginas.
Criação da plataforma antecede a proliferação das notícias falsas
É certo que há 20 anos já existia a disseminação de notícias falsas, ou boatos, como originalmente eram mais difundidos. Entretanto, o fenômeno da distribuição em massa destes conteúdos é relativamente recente.
Para atuar fortemente no combate à estas práticas, foram criadas as chamadas agências de checagem de notícias. No mundo há diversas organizações, cujo objetivo é justamente checar se determinada informação/notícia é falsa ou verdadeira.
Uma das iniciativas mais importantes é o FactCheck.org, que faz parte do projeto de políticas públicas da Universidade da Pensilvânia
No Brasil, iniciativas como as da Agência Lupa ganham cada vez mais espaço na missão de conferir a procedência e a veracidade das informações.
Uma boa dica para os usuários e o usar o Fact Check Tools do Google. A ferramenta é bastante intuitiva e apresenta, por meio de uma busca rápida, todos os artigos referente a um verbete e a checagem se o fato é verdadeiro ou falso.
Vida longa e próspera para a informação livre e verdadeira!!
Ouça os episódios mais recentes do Transformação Digital CBN
Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital