Hoje nós vamos falar e ouvir sobre o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos. Ele ficou famoso por popularizar esse gênero, que começou a se consolidar entre os músicos jamaicanos nos anos 60. O quadro música é cultura destaca a obra de Bob Marley o maior expoente do reggae.
Nascido em 6 fevereiro de 1945 foi chamado Robert Nesta Marley. Em apenas 36 anos de vida e 20 da carreira , além de colocar a sua pequena ilha no mapa mundial, Bob Marley revolucionou a música, hábitos e comportamentos.Vindo dos guetos de Kingston, capital jamaicana, ele sofreu preconceito, humilhações e muitas outras formas de ofensas. A música foi a maneira de transformar sua condição.
Bob começou tocando ska e , a raiz do reggae. E em 1963 formou a banda The Wailers com Peter Tosh, outro grande nome do reggae e também Bunny Wailer. Porem tempos depois Peter Tosh e Bob Marley, que possuíam temperamentos diferentes, seguem caminhos distintos.
Bob Marley com a sua força musical, politica e religiosa. Sempre se manteve fiel aos seus ideais de denunciar todos os tipos de injustiças sociais, mas sem cair num discurso raivoso, e sim através do amor e a fraternidade.
Foi uma ferida no dedão do pé direito, que não cicatrizava, provocada durante uma partida de futebol, denunciou que Marley sofria de câncer de pele. A doença se espalhou por várias partes do corpo, chegando no final a atingir o cérebro.
Além do seu grande carisma, outro destaque de Bob Marley era a prática da religião rastafari, que acredita na buscada da religação do homem com o deus Jah, através do uso da cannabis. Nascida no final dos anos 20 o movimento Rasta defende a volta do povo negro as raízes africanas.
A aparência de Bob Marley também foi marcante. Os cabelos trançados em mechas, formando longos tufos enrolados, são uma tradição milenar, porem mais do que uma identificação visual imediata com o reggae, os chamados dreads, também definem o estilo de vida rastafári.
Bob Marley se transformou num mito, seu sucesso hoje é maior do que em vida . Ele foi o primeiro “popstar” do 3º mundo. Hoje os seus descendentes vivem em grande confusão. Brigas por direitos autorais, paternidade, dinheiro e por ai vai, mas o músico que morreu em Miami em 11 de maio de 1981 tem como mais importante legado a sua poesia pra gente ouvir, se divertir e refletir.
Confira esta edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
produção
Walmir Bortoletto
edição
Paulo Girardi