Seguir um padrão de qualidade e não abrir exceções para modismos. Batalhar pela música brasileira, mesmo que a luta seja desigual e os espaços cada vez mais restritos. Se para um artista com pouco tempo de carreira esses desafios não são fáceis, calcule então ter que ultrapassar todas essas barreiras sendo um grupo com mais de 50 anos. A Boa notícia é que o quarteto vocal mais famoso do País continua usando instrumentos de que dispõe para mostrar que, nesse caso, a teimosia é uma virtude
Ruy, Miltinho, Aquiles e Magro. Essa é a formação clássica do MPB 4 que durou 40 anos, gravou as obras mais importantes do grupo e foi até incluída na versão brasileira do livro dos recordes devido a longevidade sem alteração. Apesar da saída de Ruy em 2004 e da morte de Magro em 2012, a história de dedicação à música prosseguiu com as entradas do Dalmo e Paulo Malaguti
A sofisticação dos arranjos vocais do MPB 4 teve muito da competência de Antônio Waghabi Filho, ou simplesmente, Magro. De todos os integrantes, ele foi o que mais estudou música, sendo multi-instrumentista, coube a ele o papel de diretor musical. O outro músico é Miltinho , que toca violão. E com o tempo também passou a dividir os arranjos com Magro. Numa discografia com mais de 30 álbuns é possível encontrar dezenas da canções originais. No entanto não há como negar que o forte sempre foi, e continua sendo as releituras de outros artistas.
Foi no Centro Popular de Cultura de Niterói que nasceu o conjunto vocal mais famoso do Brasil. O espaço pertencia a Universidade Federal Fluminense e era usado para as mais variadas expressões artísticas. Ruy, Aquiles e Miltinho estavam envolvidos com a música e com o canto. Com a chegada de Magro formou-se o quarteto do CPC . Como o Centro Popular de Cultura era ligado a união Nacional dos Estudantes e nós estamos falando da época do golpe militar, é logico que o nome precisou ser trocado. Eles aproveitaram então o MPB 5, nome de um grupo amador de bossa nova, feita a adaptação para o número de integrantes, surgiu o MPB 4
Embora tenha lançado um compacto em 1964, o MPB 4 considera o ano seguinte como o da profissionalização. Os quatro jovens decidiram ir para São Paulo entrar uma apresentação no programa que Elis Regina e Jari Rodrigues comandavam na TV Record. E eles conseguiram mais do que isso. Na Capital paulista tiveram a ajuda do compositor e escritor Chico de Assis, que os apresentou ao Quarteto em Cy e a Chico Buraque. A partir desse momento tudo mudou. Vieram os contratos com as gravadoras e com a Tv Record, os convites para shows e as participações nos festivais.
O grupo vocal MPB 4 é o que você acompanha nesta edição do quadro Música é Cultura .
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produção
Walmir Bortoletto
edição
Paulo Girardi