Ouça ao vivo

Temas de Seriados Clássicos da TV

Inspiração de Mancini no jazz

Os seriados fazem parte da cultura televisiva dos Estados Unidos marcando gerações aqui no Brasil e no mundo todo e  muitas músicas foram criadas exclusivamente para esses programas  Algumas marcaram tanto, que até quem nunca assistiu a um episódio, conhece a melodia. É o caso de Peter Gunn, um detetive particular elegante que resolvia crimes e casos estranhos, tudo isso acompanhado da paixão pelo jazz.  O tema desse personagem foi composto por ninguém menos do que Henry Mancini, um mestre na criação de trilhas sonoras. O fato histórico  envolvendo  Peter Gunn é que o LP venceu como álbum do ano na primeira edição do Grammy, isso em 1959.

Bonanza contava a história de um viúvo dono de um rancho durante a guerra civil americana . Ele tinha 3 filhos com 3 mulheres diferentes e os dilemas humanos norteavam cada episódio. O autor da famosa música-título é Jay Livingston, que ao longo da carreira ganhou 3 Oscars por melhor canção em parceria com o letrista Ray Evans

Havaí 5.0 era uma unidade de elite da polícia que combatia os crimes do submundo, sempre com lindas imagens das praias Havaianas , O Tema que todos conhecem foi escrito por Morton Stevens. Ele Chegou a ser diretor musical de uma emissora de Tv e também compôs para muitos filmes. Mas sem dúvida essa é a obra mais popular dele.

Personagens Mórbidos e Bizarros

Charles Addams foi o cartunista que criou os personagens com hábitos mórbidos e bizarros, mas que agiam como se nada de anormal estivesse acontecendo. Ele usou o próprio sobrenome para batizar a família Addams.  A série durou apenas 2 temporadas na metade da década de 60, mas a música se tronou a mais famosa de Vic Mizzy, autor de trilhas para filmes e seriados.

Um pequeno grupo de agentes secretos governamentais precisava atuar contra organizações criminosas : esse é o pano de fundo de Missão Impossível .  E foi um argentino que criou esse verdadeiro clássico. Lalo Schifrin estudou música desde criança e construiu uma carreira internacional de regente nos Estados Unidos e na Europa.  Trabalhou em trilhas sonoras, tanto no cinema, quanto na TV, além de ter desenvolvido parcerias com artistas do jazz

Uma gênio atrapalhada

As histórias de gênio da Lâmpada ganharam charme, beleza e humor quando a atriz Barbara Eden aceitou o papel de Jeannie. Ela era um gênio adorável e apaixonada pelo seu amo, o Major Nelson, Mas sempre o deixava em situações complicadas ao cruzar os braços e piscar os olhos pra realizar os desejos do astronauta. E a música que acompanhava as confusões da séria Jeannie é um Gênio é de autoria de Hugo Montenegro, um americano que compôs para o cinema e Tv, tendo essa música como grande destaque.

 

Voltando para os dramas criminais, a Swat era uma equipe de armas e táticas especiais que atuava em situações de alto risco. O clima de tensão e as ações que sempre continham muita violência precisava de um tema à altura. Barry de Vorzon, compositor, e ocasionalmente até cantor, captou o clima e transformou a música numa marca registrada

Sátira as espionagens na guerra fria

No auge da guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética , um seriado ironizava todos os envolvidos com um agente bem atrapalhado. Magistralmente interpretado por Don Adams, O Agente 86 trabalhava para o controle, uma organização secreta que precisava lutar contra vilões que buscavam dominar ou destruir o mundo com planos mirabolantes. E o arranjador Irving Szathmary foi o responsável por criar a música que acompanhava e entrada e a saída do Agente Maxwell Smart ao escritório.

 

Acompanhe essa edição

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Botoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.