clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:
Os mais novos não devem conhecer, mas nas décadas de 1960 a 1990, a série Perdidos no Espaço fez muito sucesso no Brasil. Durante a viagem espacial, a família Robinson contava com a destreza e capacidade de calcular riscos do robô B9. Sem ele, com certeza, as coisas seriam bem mais difíceis.
A ideia do robô inteligente foi para diversas outras obras, como os próprios C3PO e R2D2 em Star Wars. Bom, como várias vezes a ficção científica faz, agora parece que está invadindo a vida real.
A Nasa enviou para a estação espacial ISS um robô faz tudo para ajudar os astronautas a realizar as tarefas dentro das cabines. Já existiu, antigamente, robôs espaciais que faziam exploração. Eles sempre foram muito difíceis de serem feitos devido às condições hostis do ambiente.
A diferença do novo robô é que, com o passar do tempo, o tamanho dos processadores diminuiu consideravelmente. Assim, foi possível criar uma máquina mais compacta que tenha com o intuito de automatizar tarefas mundanas dos astronautas.
Por exemplo, o Spheres, um destes novos projetos, pode realizar diversas tarefas a bordo, como capturar lixo espacial e realizar reparos em outros microssatélites.
Se tudo der certo, essa nova safra de robôs vai poder minimizar o risco de caminhadas espaciais e ajudar na limpeza no entorno.
Ainda não é um robô ultra inteligente, como o B9 de perdidos no espaço, mas a perspectiva de um desse existir em um futuro próximo se torna cada vez maior.
E você? Imagina isso acontecendo em um curto espaço de tempo? Quer continuar essa conversa? me procure no instagram, twitter e no facebook para gente continuar este diálogo.
Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.
Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital